Brasil, 22 de Setembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Mesmo com crise no país, jovens brasileiros mantêm o sonho de serem empreendedores

  • Escrito por  Mikael Araújo
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Economia
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Pesquisas apontam que espírito empreendedor no Brasil continua popular na juventude com o passar dos anos

A juventude é uma época da vida onde, geralmente, surgem as tomadas de decisões importantes para colocar em prática os sonhos que a idade costuma criar. O jovem tem em si uma enorme vontade de conquistar grandes feitos num curto prazo de tempo, e, para muitos jovens brasileiros, um desses sonhos é o de abrir o próprio negócio - é o que indicam algumas pesquisas dos últimos anos sobre o tema, realizadas no país.

Em 2013, por exemplo, uma pesquisa intitulada “Perfil do LIDE Futuro”, feita pela Fundação Getúlio Vargas sob encomenda do LIDE Futuro (do Grupo de Líderes Empresariais - LIDE), já indicava que 80% dos jovens entrevistados esperavam se tornar empreendedores num intervalo de dez anos. E mesmo com a crise econômica e de desemprego que estourou nos anos seguintes, o desejo de empreender ainda permanece forte na juventude.

Uma outra pesquisa divulgada em janeiro do ano corrente, pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), aponta que em cada três jovens brasileiros, dois desejam virar empreendedores. De acordo com a pesquisa da Firjan, intitulada de “Jovens Empresários Empreendedores”, o motivo principal para 76,4% dos jovens consultados desejarem ter o próprio negócio é a realização pessoal ou a conquista de um sonho.

O estudo realizado pela Firjan indica também que o jovem que empreende no Brasil se diz mais realizado profissionalmente do que aqueles que estão empregados no mercado formal: 46,1% e 25,6% dos entrevistados, respectivamente. O estudo traz ainda os seguintes dados: 75,6% dos entrevistados afirmaram ter a perspectiva de melhor qualidade de vida empreendendo e 70% consideram apostar nesta forma de trabalho como uma oportunidade de obter altos ganhos financeiros.

Mikael Araújo, Expansion Representative da StarOfService no Brasil (www.starofservice.com.br), comentou os indicadores das pesquisas. “Constatamos estes dados no dia a dia da nossa startup. Muitos dos profissionais que fazem parte da nossa plataforma são jovens e uma grande fatia abriga serviços relacionados à Economia Criativa. Eles geralmente estão em busca de autonomia, do domínio de sua própria carreira, de maior rentabilidade e flexibilidade de horários”, destacou Araújo.

Em outro levantamento, realizado em 2016 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), os dados indicam que 67% dos empreendedores mais jovens, com idades entre 18 e 34 anos e que já possuem seus negócios, se apresentam otimistas com o futuro deles.

Já para os jovens que ainda não possuem um negócio, mas desejam empreender, um estudo feito no início deste ano pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) pode ajudar na escolha de qual caminho investir. Segundo o Sebrae, o setor de serviços é um dos mais promissores no mercado brasileiro neste ano, e ramos como os da saúde, informática e reparos estão entre as tendências.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::