Brasil, 25 de Abril de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Vacância de imóveis no Rio é a maior em um ano

  • Escrito por  Douglas Mota
  • Publicado no www.segs.com.br em Economia
  • Imprimir
  • E-mail
  • Compartilhar::

A vacância de imóveis residenciais para locação no Rio de Janeiro bateu recorde em fevereiro. De acordo com o último relatório de Inteligência Imobiliária da Apsa, lançado em março, a taxa de vacância geral chegou a 12,5%, depois de uma breve queda em janeiro. Trata-se do maior valor desde março de 2016.

A proporção de imóveis vagos vinha crescendo desde setembro do último ano, quando atingiu 11% — acima, portanto, da faixa ideal, que vai de 8 a 10%. Desde então, a tendência de alta só foi interrompida em janeiro, quando houve uma queda de 0,5 ponto percentual, alcançando 11,8%.

Porém, o ambiente para compra e venda pode ser positivo aos compradores. No Rio, a diferença entre o valor ofertado e o valor vendido — isto é, fechado no ato da compra — é de -35,8%, segundo o relatório. Isso significa que o metro quadrado dos imóveis, com uma boa negociação, pode cair, em média, de R$ 10.198 para R$ 6.547.

O início de recuperação do mercado de locações fica evidente no Índice de Velocidade de Locação, que calcula o percentual de crescimento ou redução de unidades alugadas, dentro de um determinado período. Na comparação anual, entre fevereiro de 2016 e o mês equivalente de 2017, houve um crescimento de 14,9%. Apesar disso, na comparação mensal, fevereiro apresentou índice com uma desaceleração de 9,4%, por ser um mês com uma quantidade menor de dias úteis.

Esse declínio entre janeiro e fevereiro foi um ponto fora da curva, segundo Bruno Batista, analista de negócios da Apsa. Ele afirma que o fato de o carnaval ter caído no fim de fevereiro prejudicou os negócios. “Uma boa parte das novas locações se concentram na segunda quinzena do mês, período em que, historicamente, fechamos mais locações”, explica, destacando a recuperação do mercado na comparação anual. “O ano de 2016 como um todo foi de recuperação em relação a 2015 e 2014. Ao compararmos 2017 com 2016, podemos notar uma melhora”, analisa.

Sobre a Apsa

Criada em 1931, a Apsa é referência e uma das maiores empresas em gestão condominial e negócios imobiliários do Brasil. Líder no mercado nacional de administração de condomínios, conta com uma carteira de mais de 100 mil imóveis distribuídos em mais de 2,9 mil condomínios. Em locação, são cerca de 9 mil imóveis administrados. A Apsa também atua com compra e venda de imóveis. Possui a maior rede de atendimento do país, com mais de 20 agências dispostas por oito estados – Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Ceará, Goiás, Alagoas e Paraná, além do Distrito Federal (Brasília).

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

SEGS SEO LINK

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::