Brasil, 24 de Novembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Pesquisas apontam que o desemprego atinge 27% dos jovens no Brasil

  • Escrito por  Michele Barcena
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Economia
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Especialista da FGV, Viviane Narducci, destaca que o jovem precisa buscar alternativas para se atualizar e conquistar espaço no mercado de trabalho Especialista da FGV, Viviane Narducci, destaca que o jovem precisa buscar alternativas para se atualizar e conquistar espaço no mercado de trabalho

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) aponta que mais de 27% dos jovens entre 14 e 24 anos estão desempregados. Com a crise econômica, as empresas cortaram investimentos e reduziram o quadro de funcionários.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o mundo enfrenta uma crise de emprego juvenil, onde 73 milhões de jovens estão em busca de uma oportunidade. As empresas querem experiência, mas como você a terá se ninguém lhe oferece uma primeira chance? Este é um problema vivido por várias gerações. Hoje, principalmente com a crise atual, o problema persiste. Todos querem contratar quem já saiba fazer.

“O empregador precisa buscar o equilíbrio em uma organização e conciliar experiência com ousadia, que só conseguirá através da contratação de profissionais que já estão no mercado de trabalho e os mais jovens. Normalmente não acontece, não existe esse equilíbrio. O empregador precisa entender que esta oxigenação é necessária”, explica PHD e Mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE –FGV), Viviane Narducci.

Para os jovens que buscam colocação no mercado de trabalho, é preciso manter-se em estado de aprendizado contínuo no que tange às questões técnicas e, também, manter-se atualizado quanto às questões econômicas e sociais que permeiam o mundo. Hoje existem diversos programas online sem custo.

“Para o jovem que cursa o ensino superior, a dica é participar das empresas júniors, para adquirir alguma experiência dentro da Universidade e buscar um diferencial naquilo que sabem fazer. Talvez no início, não consiga um emprego na área desejada, mas se ele participa do cotidiano de uma organização, consegue enxergar como funciona e até mesmo possibilidades de migração interna para área desejada”, afirma a especialista.

O empreendedorismo entre os jovens também chama a atenção. Dos 22 milhões de empreendedores no Brasil, mais da metade têm menos de 35 anos. Para Viviane Narducci, hoje existe um grande índice de jovens buscando o seu próprio caminho, em razão também da falta de empregabilidade.

“É importante ficar atento, pois ninguém consegue empreender sem conhecer com certa profundidade o que quer fazer. Muitos desses jovens, ficam desempregados e com o pouco conhecimento que têm, conseguem montar um negócio e não buscam conhecimento para sustentar esse projeto. É preciso manter-se atualizado e para buscar novas oportunidades, o que exige muito cuidado”, conclui.

Sobre a Viviane Narducci

Viviane Narducci é PHD e Mestre em Administração de Empresas pela Escola de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE –FGV).

É diretora da Narducci Consulting – Consultoria e programas de capacitação em Gestão Estratégica de Pessoas.

Sua experiência acadêmica inclui a docência, nos cursos de MBA da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM/RJ e Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ. É professora do IDE – Management FGV há 15 anos em todo o país.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::