Brasil, 24 de Maio de 2018

+ F O N T E -

Boas expectativas para 2018

Por José Luiz Tejon Megido, Conselheiro Fiscal do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e Dirige o Núcleo de Agronegócio da ESPM.

Depois das turbulências das carnes no Brasil, o pessoal do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA) da Esalq/USP, de Piracicaba, nos manda boas novas.

Iniciamos 2018 mais otimistas. O mercado mundial aponta crescimento e estabilidades positivas e, como maiores exportadores, ótima notícia. Clientes e economias crescendo, temos diminuição do foco em barreiras e proteção aos mercados. Logo, boas perspectivas de aumentarmos as vendas em 2018 das proteínas animais.

O consumo interno, que vinha prejudicado pela crise econômica, também deve arrefecer em 2018. E aí vai, redução de juros, controle da inflação, relativa estabilidade do câmbio, redução do índice de desemprego e uma esperada melhoria do Produto Interno Bruto (PIB).

O Banco Central do Brasil estima crescermos, em 2018, 2,7% enquanto o CEPEA aposta em 2,2%. Mas, seja um ou outro, isso será cerca do dobro do que tivemos em 2017. É claro, como o Brasil é heterogêneo, teremos cidades e regiões que crescerão ao PIB de uma China e outros nem tanto. Portanto, tirando o reino das incertezas, sempre presentes na economia como muito bem registrou o prêmio Nobel da economia de 2002, tudo aponta para um ano positivo.

Os fatores incontroláveis estão no clima, na política, e nas reformas econômicas para garantir as contas públicas do governo saudáveis.

Mas, o que nos deixa mais otimistas ou realistas esperançosos, é a cada passada pelo interior do país, assistir gente no agronegócio estudando, em ciclos de conferências, adotando tecnologias e, mesmo com ou sem reclamação, trabalhando pra aumentar a sua produção e enaltecer o agro brasileiro.

Sobre o CCAS

O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::