Brasil, 29 de Setembro de 2016

CRPBZ incorpora mais de 800 exemplares da Revista dos Criadores

Acervo histórico inclui volumes desde a década de 30 e é considerado um dos maiores sobre a pecuária brasileira

O Centro de Referência da Pecuária Brasileira – Zebu (CRPBZ) está recebendo o conteúdo de 850 exemplares da Revista dos Criadores. As publicações, com o registro da história da pecuária do país entre as décadas de 1930 e 1990, foram cedidas para digitalização e disponibilização no portal pela Associação Brasileira de Criadores (ABC).

“É uma das mais importantes parcerias firmadas pelo CRPBZ. Com isso, vamos colocar à disposição dos visitantes do Centro de Referência um conteúdo amplo e valioso referente à atividade pecuária no Brasil, gerando infinitas possibilidades de pesquisas”, destaca Eduardo Milani, superintendente de TI da ABCZ e coordenador do projeto.

O acervo da Revista dos Criadores é um dos maiores sobre a pecuária no Brasil, englobando 70 anos de história. O vice-presidente da ABCZ, Jovelino Mineiro, destaca que o material inclui um acervo zootécnico único, já que a ABC foi pioneira no controle leiteiro na década de 20. “Com esse convênio, vamos abrir esse arquivo para toda a sociedade. É uma grande iniciativa do Centro de Referência”, diz, ressaltando que essa parceria abrirá caminho para outras. “A equipe do CRPBZ também entrará em contato com instituições como a Sociedade Rural Brasileira e a Sociedade Nacional de Agricultura”, avisa.

No Centro de Referência, já estão cerca de 200 edições da Revista dos Criadores, material que foi disponibilizado pelo Museu do Zebu. Agora, a equipe já trabalha na digitalização dos outros 650 exemplares cedidos pela ABC. “Nossa expectativa é colocar todo esse material no ar o mais rápido possível. Nos preocupamos em levar cada vez mais informação para nossos associados e para a sociedade. É uma bandeira da ABCZ fortalecer a pecuária e para isso apostamos na atuação conjunta com empresas e entidades”, reconhece Aryanna Sangiovani, gerente de Desenvolvimento e Pesquisa do CRPBZ.

Ainda de acordo com Aryanna, a oferta de um rico acervo como esse da Revista dos Criadores revela a preocupação da ABCZ com o futuro. “Oferecendo infinitas possibilidades para estudos do passado acreditamos que conseguiremos desenvolver cada vez mais novas tecnologias e obter cada vez mais produtividade no agronegócio, segmento que sustenta a economia brasileira”, reforça.

CRPBZ (www.crpbz.org.br) Ao completar 11 meses no ar, o CRPBZ registra mais de 415 mil acessos de usuários. Além disso, a página no Facebook conta com 26 mil seguidores. Suas postagens diárias já alcançaram mais de três milhões de pessoas. No portal, além de informações históricas e conteúdos que ajudam a promover a carne e o leite do Brasil para o mundo, estão disponíveis inúmeros materiais técnicos. Entre eles, orientações sobre o funcionamento do PMGZ e inovações nas áreas de tecnologia aplicadas à produção, manejo, sanidade, nutrição e gestão.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish