Brasil, 25 de Abril de 2018

Publicidade 1 Aqui no SEGS

+ F O N T E -

CEBRAC lança curso de formação de cuidadores de idosos, crianças, pessoas com deficiências e com transtornos mentais

Rede de ensino profissionalizante mais premiada do país aposta na demanda crescente por cuidadores profissionais e oferece aulas com diferenciais, como práticas assistidas e oficinas

Nos próximos 40 anos, a população idosa vai triplicar no país. Essa é a projeção feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – de 10% da população, em 2010, a quantidade de pessoas acima dos 60 anos vai chegar a 29,3% do total em 2050. Parte do impacto dessa mudança já pode ser sentida, por exemplo, com o aumento da demanda por cuidadores.

A área apresenta potencial de empregabilidade rápida e pode ser um complemento de renda para quem já exerce outra profissão – ou, até mesmo, uma nova profissão –, mas requer preparo. Pensando nisso, o CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos) lança o curso Cuidador.

Mais completo do que as formações existentes no mercado, a versão oferecida pelo CEBRAC prepara profissionais que atendem crianças, idosos, pessoas com deficiência ou transtornos mentais, pessoas que sofreram algum acidente ou que precisem de cuidados por alguma razão e até aquelas que sentem necessidade de companhia – demanda crescente nos tempos atuais.

“Cuidadores são cada vez mais necessários na nossa sociedade, não apenas pelo crescente número de idosos, mas também porque rotinas cada vez mais agitadas fazem com que as pessoas precisem de ajuda no cuidado com seus familiares. Desenvolvemos este curso com objetivo de deixar o aluno preparado para as mais diversas situações, dando a ele a oportunidade de se desenvolver enquanto empreendedor e trabalhador ao mesmo tempo”, afirma Wilson Giustino, fundador do CEBRAC.

Conteúdo completo

Com carga horária de 80h, o curso é dividido em quatro áreas principais: profissão de cuidador, noções de enfermagem, saúde e seus cuidados, atividades físicas e recreativas. Na primeira, o aluno aprende sobre sua função enquanto cuidador, comunicação e relacionamento interpessoal, segurança domiciliar, a importância da rotina, fases do desenvolvimento infantil e psicologia do idoso. Noções de enfermagem incluem nutrição, hidratação, higiene, curativos, acomodação de paciente acamado, sinais vitais, transferências, entre outros tópicos.

Em atividades físicas e recreativas, o aluno se torna capaz de desenvolver atividades voltadas para diferentes públicos, como recreação para crianças, exercícios para acamados, atividades voltadas para equilíbrio, flexibilidade, resistência, além de atividades cognitivas e sociais. Por fim, no módulo saúde e seus cuidados, são apresentados fundamentos de algumas das doenças mais comuns entre pessoas que precisam de cuidados, como autismo, esquizofrenia, Alzheimer, diabetes, hipertensão, depressão e transtorno bipolar, doença de Parkinson, entre outros.

Práticas e oficinas

Um diferencial do curso é a possibilidade de o aluno realizar 20h de práticas assistidas, atividades voluntárias que permitem ao estudante aplicar os aprendizados da sala de aula. As atividades serão realizadas em instituições sociais direcionadas ao atendimento de pessoas dependentes de cuidados especiais, com o objetivo de promover a saúde, a qualidade de vida e a socialização.

O aluno conta ainda com as chamadas “oficinas do cérebro”, momento em que aprende, constrói e testa jogos, exercícios e atividades psicomotoras, visando estimular as áreas cognitivas, afetivas, motoras e sociais da pessoa cuidada – essas atividades poderão ser aplicadas durante as práticas assistidas.

No decorrer do curso o aluno é também incentivado a desenvolver o planejamento de uma empresa fictícia no segmento de cuidados humanos, colocando em prática o conteúdo estudado. Com isso, ele participará da Feira Nacional de Empreendedorismo, organizada pelo CEBRAC, e concorre a prêmios. Serão disponibilizadas ainda Oficinas Empreendedoras, aulas voltadas para desenvolvimento de habilidades como liderança, trabalho em equipe, gestão de pessoas e comunicação. Por fim, a Agência de Empregos CEBRAC oferecerá gratuitamente aos alunos a oportunidade de ter o seu currículo encaminhado diretamente às vagas compatíveis do mercado de trabalho.

Sobre o CEBRAC

O CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos) nasceu em 1995 com a vocação de educar e qualificar pessoas através de seus diversos cursos profissionalizantes. O CEBRAC tem formado para o mercado de trabalho milhares de profissionais brilhantes em suas áreas de conhecimento. Os cursos focam no desenvolvimento pessoal, o que prepara os alunos do ponto de vista comportamental e aprimoram a postura profissional e empreendedora.

O CEBRAC é a rede de ensino mais premiada do Brasil no segmento: em 2017 foi octacampeã 5 Estrelas do prêmio Melhor Franquia do Brasil pela revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” e também conquistou o Selo de Excelência da Associação Brasileira Franchising (ABF) pela 10ª vez consecutiva. Também neste ano já figurou entre as 100 PMEs que mais crescem no Brasil na pesquisa da Deloitte com a Revista Exame e recebeu o troféu Top 25 do Franchising Brasileiro do Instituto Bittencourt.

Ficha Técnica (todos os modelos de negócios)

Ano de fundação: 1995

Taxa de franquia R$ 35 mil a R$ 45 mil

Royalties: 10% sobre o faturamento bruto