Brasil, 29 de Setembro de 2016

Fábrica da Coca-Cola FEMSA de Jundiaí é vencedora no Prêmio FIESP de Conservação e Reuso de Água

Unidade é a maior produtora de Coca-Cola do mundo e a que menos consome água para fabricação de bebidas no país

A fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil de Jundiaí (SP) recebeu o Prêmio de Conservação e Reúso de Água, da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que há mais de dez anos fomenta a conscientização do setor industrial sobre a importância e a necessidade da implantação de boas práticas na gestão dos recursos hídricos. A premiação aconteceu no dia 23 de março, em comemoração ao Dia Mundial da Água.

O prêmio da Fiesp é promovido anualmente e reconhece os benefícios ambientais, sociais e econômicos destas práticas, divulgando as iniciativas do setor industrial, com o objetivo de dar ampla divulgação a estas atividades e homenageando as empresas que investem na redução do consumo e do desperdício da água.

Maior produtora de Coca-Cola do mundo em volume de produção, a fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil de Jundiaí capta, em média, 1,4 litro de água para produzir um litro de bebida, e o que não vai para a garrafa volta ao meio ambiente limpo e tratado.

A eficiência no uso dos recursos hídricos é uma preocupação de todo o Sistema Coca-Cola Brasil, que desde 2013 é considerado neutro em água, o que significa que 100% do que usa são repostos no meio ambiente.

Quanto a conservação do recurso hídrico, destacamos a parceria com a organização não-governamental internacional The Nature Conservancy (TNC), organização ambiental líder no mundo, coordenadora da Coalizão Cidades pela Água, que tem o objetivo de ampliar a segurança hídrica para 60 milhões de brasileiros em 12 regiões metropolitanas. A Coca-Cola e a Coca-Cola FEMSA fazem parte da Coalizão desde seu lançamento, em novembro de 2015, e em conjunto com outras empresas estão apoiando ações como a recuperação de florestas em áreas essenciais para a conservação de nascentes.

Ao investir em soluções sustentáveis de gestão hídrica, o Sistema Coca-Cola Brasil está compartilhando valor com a sociedade, pois os ganhos não beneficiam somente a empresa, mas toda a população.

Na unidade de Jundiaí, ano após ano, o desempenho na utilização dos recursos hídricos melhora sistematicamente. A economia gerada pelas iniciativas que foram premiadas foi o suficiente para abastecer 20 mil residências durante 1 mês. A fábrica atualmente abastece o principal mercado consumidor da América Latina, composto por cidades das regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, Baixada Santista, além de Jundiaí e adjacências, que somam cerca de 25 milhões de consumidores.

“Um dos pilares globais do negócio da Coca-Cola FEMSA é a Sustentabilidade. O cuidado com o planeta e a preocupação com o uso consciente e eficiente dos recursos hídricos, principal matéria-prima dos nossos produtos, reflete o pensar global e o agir localmente da empresa”, diz José Ramón Martinez, Diretor Geral da Coca-Cola FEMSA Brasil. “As pessoas, ao final, que fazem a diferença em qualquer projeto. A iniciativa chamada 3.000 OLHOS foi fundamental para o êxito”, acrescenta José Ramón. Esta ação promove a seus colaboradores o consumo de recursos hídricos de forma racional, levar e multiplicar esses hábitos para suas residências e comunidades em que vivem.

Sobre a Coca-Cola FEMSA

Coca-Cola FEMSA, SAB de C.V produz e distribui Coca-Cola, Fanta, Sprite, Del Valle, Schweppes e outras bebidas do portfólio da The Coca-Cola Company em 10 países: México (uma parte substancial da região central, incluindo a Cidade do México, bem como sudeste e nordeste do país); Guatemala (Cidade da Guatemala e região metropolitana); Nicarágua (todo o país); Costa Rica (todo o país); Panamá (todo o país); Colômbia (maior parte do país); Venezuela (todo o país); Brasil (regiões metropolitana de São Paulo, Campinas, Baixada Santista parte do interior de São Paulo, estado de Mato Grosso do Sul, estado de Paraná, parte dos estados de Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro); Argentina (Buenos Aires e arredores) e Filipinas (todo o país). A empresa também engarrafa e distribui água, sucos, chás, isotônicos, cervejas e outras bebidas em alguns desses territórios. Ao todo, possui 64 fábricas e serve 351 milhões de consumidores por meio de aproximadamente 2,8 milhões de pontos de vendas e conta com mais de 120 mil funcionários em todo o mundo.

No Brasil, a empresa está presente como Coca-Cola FEMSA Brasil, empregando cerca de 20 mil funcionários e atendendo mais de 72 milhões de consumidores, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro e em parte do estado de Goiás.

No Brasil, são 38 centros de distribuição e nove fábricas, sendo a unidade de Jundiaí (SP) a maior no mundo em volume de vendas em produtos Coca-Cola.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish