Brasil, 27 de Abril de 2018

Publicidade 1 Aqui no SEGS

+ F O N T E -

Primeiro aplicativo de autoatendimento em prefeitura do Brasil é lançado em Santa Catarina

Primeiro aplicativo de autoatendimento em prefeitura do Brasil é lançado em Santa Catarina

Chamado de Atende.Net App, novidade permite que cidadãos solicitem reparos em ruas, marquem consultas e acessem guias de recolhimento de impostos, entre outras ações

O primeiro aplicativo completo e integrado ao sistema de gestão de prefeituras do Brasil foi lançado esta semana em Santa Catarina. A novidade começou a funcionar no município de Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, distante cerca de 200 quilômetros de Florianópolis. Chamado de Atende.Net App, o novo recurso permite que qualquer cidadão interaja com a prefeitura sem ter que ir pessoalmente ao prédio da administração municipal nem ter que telefonar para os órgãos.

Pela tela do celular é possível agendar consultas médicas e odontológicas, verificar a disponibilidade de remédios nos postos de saúde, emitir carnês de IPTU, acompanhar processos, consultar débitos com o município e efetuar o pagamento de impostos municipais por meio da leitura automática do código de barras das guias pelos aplicativos de bancos, sem a necessidade de impressão do documento. Além disso, o Atende.Net App permite que o morador tire uma foto e informe à prefeitura, por meio do GPS do próprio smartphone, a existência de buracos nas vias públicas ou o entupimento de bueiros e peça o conserto ao órgão responsável.

Para o prefeito de Rio do Sul, José Thomé, a adoção de um aplicativo que concentre diversos serviços públicos vai ao encontro das facilidades oferecidas pela tecnologia. “O cidadão quer ser autônomo nas suas ações, e não é mais possível que ele ainda seja obrigado a enfrentar filas ou perder tempo com procedimentos que podem ser resolvidos quase que instantaneamente”. Thomé acredita que a novidade trará mais organização e eficiência para a prefeitura, por meio da aceleração do andamento de processos em diversas áreas.

Além de melhorar a chegada das demandas ao município, o aplicativo também aproxima a prefeitura do cidadão e facilita a comunicação com ele. É possível mantê-lo informado sobre assuntos relacionados ao perfil cadastrado — se pessoa física ou jurídica — por meio de notificações. O Atende.Net App permite cadastrar várias contas em um mesmo dispositivo, sejam elas de empresas, moradores ou servidores públicos.

A disponibilidade do recurso é ininterrupta, e os serviços podem ser solicitados 24 horas por dia. Os dados estão vinculados ao Portal de Autoatendimento, solução também desenvolvida pela IPM Sistemas baseada na computação em nuvem (cloud computing, em inglês). Essa característica mantém a segurança e confere agilidade ao processamento.

O diretor presidente da IPM, Aldo Luiz Mees, destaca que a solução é inédita no Brasil. “Nenhum outro aplicativo faz parte de um sistema completo de gestão de prefeituras, muito menos que permita o autoatendimento em diversas áreas e com um login único. O que existem são aplicativos independentes ou para a marcação de consultas, ou para informar problemas nas ruas, ou para acessar o carnê de IPTU e guias municipais. A novidade está na integração, que permite fazer tudo isso e outras atividades em um lugar só”, diz.

Depois de Rio do Sul, outras prefeituras que utilizam a plataforma de gestão pública Atende.Net devem implantar o aplicativo.

— O Atende.Net App tem ainda um caráter social ao facilitar o acesso ao serviço público. Em alguns casos isso é possível por meio dos computadores, mas já se sabe que eles correspondem a cerca de 40% dos acessos à internet. Hoje, 90% da população tem celular.

O aplicativo está disponível para celulares Android e pode ser baixado por meio deste link. Até o final do ano, a versão para iOS será liberada.

Sobre a IPM Sistemas

A IPM Sistemas atua há mais de 20 anos no desenvolvimento de softwares em nuvem destinados à gestão pública, com foco em redução de custos, aumento de receita, qualidade e eficiência no planejamento e execução de serviços. Prefeituras, câmaras de vereadores, fundos, autarquias e fundações estão entre os principais clientes que utilizam os sistemas IPM. A empresa, com sede em Florianópolis e Centro de Tecnologia em Rio do Sul (SC), conta com aproximadamente 300 profissionais que atuam nas áreas de tecnologia e consultoria técnica, e oferecem atendimento às centenas de clientes espalhados pelo País.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::