Brasil, 12 de Dezembro de 2017

Ibracon anuncia programação dos últimos cursos de 2017

O Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil anuncia a agenda dos próximos cursos sobre os aspectos da contabilidade e auditoria independente para o mês de dezembro na cidade de São Paulo. Os interessados podem se inscrever no link http://www.ibracon.com.br/ibracon/Portugues/lisCursos.php.

Os cursos são indicados para auditores independentes, contadores preparadores de demonstrações contábeis e estudantes de ciências contábeis. As aulas serão presenciais, ministradas por profissionais de reconhecida experiência em sua área de atuação e na temática do curso.

O Ibracon é capacitador nato do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), alinhado com as Normas de Ensino da International Federation of Accountants (IFAC). Todos os cursos serão realizados na sede do Instituto em São Paulo, localizado na Rua Maestro Cardim, 1170, Bela Vista, São Paulo (SP).

Encerramento das demonstrações contábeis
Com uma retrospectiva de 2017 e a apresentação de cenário para o próximo ano, o conteúdo programático abordará as alterações nos CPCs aplicáveis em 2017; alterações nas IFRS ainda não vigentes; e as principais alterações no IFRS/CPC em discussão.
Data: 8 de dezembro
Carga horária: 8h
Pontuação no PEPC: AUD: 8 pontos; CMN: 8 pontos; SUSEP: 8 pontos; ProGP (preparadores): 8 pontos.
Investimento: associados ao Ibracon: R$ 320,00 / não associados colaboradores de empresas associadas: R$ 415,00 / contadores com CRC-SP ativo: R$ 535,00 / não associados ao Ibracon: R$ 825,00.

NBC PA 1, 290 e 291
O conteúdo programático abordará: NBC PA 01 - Controle de Qualidade para Firmas (Pessoas Jurídicas e Físicas) de Auditores Independentes; NBC PA 290 - Independência Trabalhos de Auditoria e Revisão; e NBC PA 291 - Independência Outros Trabalhos de Asseguração.
Data: 12 de dezembro
Carga horária: 8h
Pontuação no PEPC: QTG: 8 pontos; CMN: 8 pontos; SUSEP: 8 pontos.

CPC 38 e CPC 39
As aulas abordarão: CPC 38 - Instrumentos financeiros: Reconhecimento e mensuração; e CPC 39 - Instrumentos financeiros: Apresentação.
Data: 13 de dezembro
Horário: 8h30 às 13h30
Carga horária: 4h
Pontuação no PEPC: AUD: 4 pontos; CMN: 4 pontos; SUSEP: 4 pontos; ProGP (preparadores): 4 pontos.
Investimento: associados ao Ibracon: R$ 160,00 / não associados colaboradores de empresas associadas: R$ 208,00 / contadores com CRC-SP ativo: R$ 270,00 / não associados ao Ibracon: R$ 415,00.

CPC 40
O conteúdo sobre as normas de contabilidade contempla instrumentos financeiros com foco em evidenciação (CPC 40/IFRS 7).
Data: 13 de dezembro
Horário: 13h30 às 17h30
Carga horária: 4h
Pontuação no PEPC: AUD: 4 pontos; CMN: 4 pontos; SUSEP: 4 pontos; ProGP (preparadores): 8 pontos.

Auditoria específica para Seguradoras (inclui o CPC 11)
As aulas abordarão diversos conteúdos sobre contratos e regulamentação, entre eles: práticas contábeis adotadas no Brasil (Lei 11.638/2007 e CPCs); classificações de TVM; provisões técnicas; CVM (companhias abertas); Carta Circular SUSEP/DECON 005/08 (efeitos da nova lei) Impactos das regulamentações; principais ciclos na operação de seguro; fluxo das operações e distribuição de riscos; e CPC11 - Contrato de Seguros.
Data: 14 de dezembro
Carga horária: 8h
Pontuação no PEPC: AUD: 8 pontos; SUSEP: 8 pontos.

IFRS 16 - Arrendamento Mercantil (Leasing)
O conteúdo programático abordará informações sobre introdução; objetivos; transação de leasing (arrendamento mercantil); mensuração inicial / subsequente; aspectos de apresentação; principais diferenças entre IAS 17 e IFRS 16.
Data: 15 de dezembro
Horário: 8h30 às 12h30
Carga horária: 4h
Pontuação no PEPC: AUD: 4 pontos; CMN: 4 pontos; SUSEP: 4 pontos; ProGP: 4 pontos.

CPC 29 - Ativo Biológico e Produto Agrícola
Haverá aula sobre CPC 29 - Ativo Biológico e Produto Agrícola; definições relacionadas com a área agrícola; definições gerais; ganhos e perdas; Incapacidade para mensurar de forma confiável o valor justo; e subvenção governamental, entre outros temas.
Data: 15 de dezembro
Horário: 13h30 às 17h30
Carga horária: 4h
Pontuação no PEPC: AUD: 4 pontos; ProGP (preparadores): 4 pontos.

Prevenção à fraude e lavagem de dinheiro
O conteúdo programático abordará, entre outros assuntos, a identificação de fatores de risco de fraudes e lavagem de dinheiro; avaliação do ambiente de prevenção à fraudes e lavagem de dinheiro; acompanhamento da "shadow investigation"; a independência dos investigadores e reporte aos auditores independentes e contadores.
Data: 19 de dezembro

Código de segurança