Brasil, 15 de Dezembro de 2017

Conheça os principais tipos de méis e suas utilidades

• Escrito por  Rodrigo Bocatti
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Iguaria produzida pelas abelhas tem as mais diversas utilidades

O Brasil é um país rico na biodiversidade de sua flora e com isso muitos produtos podem ser retirados da natureza, por animais ou insetos. Um desses alimentos é o mel, que é retirado de flores pelas abelhas no processo de polinização, ela garante a produção de frutos e sementas e a reprodução de diversas plantas

Os méis são produzidos tanto por abelhas sem e com ferrão (a Apis Melifera), porém eles possuem algumas diferenças em sua produção. Segundo Luís Claudio, gerente de produção da Apis Flora, as espécies são criadas de formas diferentes pelos apicultores e quem prova seus meles sentem a diferença na hora, já que um é mais ácido que o outro e na coloração percebe-se um tom mais escuros e com um sabor mais forte.

“O Brasil é muito rico em flores em que as abelhas coletam o néctar das mesmas para produzir mel. O mais conhecido é o de Laranjeiro, que possui uma coloração e aroma bem agradáveis, que são valorizados pelo consumidor” afirmou Luis Claudio, Gerente de Produção da Apis Flora.

A produção de mel pelas abelhas varia com a flor polinizada, com isso cada florada possui aspectos específicos. As mais comuns são:

Mel de Apis Melifera:

· De Laranjeira: claro, com aroma e coloração muito valorizado pelo brasileiro. Onde encontrar: São Paulo e Minas Gerais

· De Eucalipto: relativamente escuro, geralmente usado como expectorante e rico em minerais. Onde encontrar: região Sul e Sudeste

· De Cipó-uva: agrada os consumidores pela coloração e aroma. Onde encontrar: Cerrado

· De Bracatinga: produzido a partir de insetos sugadores que secretam um líquido açucarada no tronco da Bracatinga, nativa da região Sul. Mel mais escuro, rico em minerais, amargo e muito autêntico.

Mel de abelhas sem ferrão:

· De Uruçu: Produzindo na região Nordeste, é um mel amarelado e levemente ácido.

· De Mandaçaia: produzido nas regiões Sul e Sudeste, mel claro, com sabor do material de construção utilizado nas colmeias

· De Borá: produzido da região Sudeste, levemente salgado ótimo para temperar saladas;

· De Jandaíra: produzido na região Nordeste, levemente ácido, utilizado como produto medicinal.

Sobre a Apis Flora

A Apis Flora é líder no mercado nacional no segmento de própolis, mel e extratos de plantas medicinais desde sua fundação, em 1982. Com dedicação e visão empreendedora de seus fundadores, o agrônomo Manoel Eduardo Tavares Ferreira e o químico Antônio Carlos Meda, a empresa cresceu de forma organizada e sustentável. Atualmente possui mais de 6 mil pontos de venda e está presente em todo o Brasil. Possui mais de 100 produtos acabados em seu catálogo e é fornecedora de insumos para indústria farmacêutica, de alimentos e cosméticos. Nos últimos anos, ganhou relevância entre outras empresas do segmento de apifitoterápicos e de alimentos funcionais no mundo. Hoje, exporta para 20 países, entre eles China, EUA, Japão e Argentina.

Código de segurança
Atualizar