Brasil, 12 de Dezembro de 2017

Buscas por Amigo Secreto cresceram em função da crise

Prática se consolidou como alternativa mais econômica para dar presente no Natal e gera oportunidade de vendas para PMEs

Em tempos de dinheiro curto, o bom e velho Amigo Secreto, ou Amigo Oculto, deixou de ser uma prática entre colegas de trabalho para tomar a sala das famílias nas comemorações de Natal. É o que indica um levantamento feito pelo Google baseado em pesquisas on-line feitas com consumidores e na análise de dados da Busca.

Para se ter uma ideia do aumento do interesse, as buscas pelo tema cresceram em média 9,5% ao ano desde 2012 e quase um terço dos entrevistados (30%) respondeu que pretende substituir a tradicional troca de presentes pelo Amigo Secreto. No campo de valores, cerca de 75% dos consumidores disse que pretende gastar menos de 100 reais, sendo que os homens preferem os presentes mais caros e 62,7% das mulheres responderam que comprarão presentes de até 50 reais.

Seja um chocolate, uma roupa ou um livro, dar um presente mais barato não significa comprar algo de qualidade inferior. É aí que as Pequenas e Médias Empresas (PMEs), que estão se preparando para o Natal, têm uma oportunidade de vender mais já que costumam apresentar alternativas de presentes mais em conta que nem sempre estão disponíveis nos grandes varejistas.

Abaixo, você encontra uma lista com os principais insights do levantamento e as preferências dos consumidores. São dicas valiosas que podem ajudar empreendedores a entender melhor como captar os clientes que estão em busca de presentes de Amigo Secreto:

1. Em 2016, o volume de buscas por termos relacionados à Amigo Secreto, em dezembro, cresceu 20% quando comparado ao mesmo período em 2015. O assunto vem crescendo de forma consistente nos últimos anos, com uma média de 9,5% ao ano.

2. 33% dos entrevistados tem intenção de participar de um Amigo Secreto em 2017, Família é o grupo preferido para a brincadeira, com 30,2% das respostas e presentes até R$ 50 são os mais buscados, com 57,6% das respostas.

3. 30% pretende substituir a tradicional troca de presentes pelo Amigo Secreto.

4. 49,2% dos respondentes usa a internet na compra do presente. 25% usa para pesquisar e comprar em lojas físicas e 24,2% pesquisa e compra online.

5. Chocolate (27,2%), peça de roupa (25,9%) e livro são os produtos mais associados à brincadeira.

6. O grupo de 18 a 34 anos é o mais engajado com a brincadeira, com 57,9% do total. E as mulheres representam a maioria, com 65,3%.

7. Homens preferem presentes mais caros. Para presentes de até R$ 50, 62,7% dos respondentes são mulheres e para presentes acima de R$ 150, 51% são homens.

8. Há critérios importantes para a escolha do presente e aqui as diferenças de opinião entre homens e mulheres são nítidas:

- Enquanto 60,3% das mulheres se preocupam com a qualidade, apenas 39,7% dos homens apontam a variável como importante.

- As mulheres também dizem que o preço é fator decisivo, 62%, enquanto 37,8% dos homens se preocupam com os preços.

- No que diz respeito a possibilidade de troca, as mulheres bateram a casa dos 55,6%, e os homens 44,4% e por fim, 51,1% das mulheres acha importante a disponibilidade do produto, se comparado aos 48,9% dos homens.

Código de segurança
Atualizar