Brasil, 14 de Dezembro de 2017

Doutores da Alegria levam palhaçada natalina aos hospitais de São Paulo

Como tradicionalmente acontece no Recife, Rio de Janeiro e São Paulo – capitais em que atualmente desenvolve sua atuação –, a associação Doutores da Alegria celebra o espírito natalino levando sua arte aos hospitais públicos.

Na capital paulista, até 19 de dezembro, a Palhaçada Natalina segue percorrendo as unidades de saúde. Após apresentações no Hospital do mandaqui, ITACI, Santa Marcelina e ICR na última semana de novembro, a agenda dos besteirologistas agora contemplará o Hospital do Campo Limpo (5/12), Hospital do M’Boi Mirim (6/12), Hospital do Grajaú (12/12) e Hospital Universitário (19/12).

A trilha sonora do espetáculo é feita ao vivo pelos próprios palhaços, que tocam violão, sanfona, cavaco, zabumba, triângulo e até sinos. As músicas incluem desde clássicos como Anoiteceu o Sino Gemeu até o cancioneiro popular ou recriações.

A Palhaçada Natalina se inicia mostrando vários personagens típicos do Natal enfrentando problemas: dos bichos que habitualmente são servidos na ceia até um Papai Noel que não arruma emprego por ser magro, passando pela Estrela guia que não encontra uma árvore para pousar.

Aos poucos eles percebem que é preciso olhar para a dificuldade do outro para construir juntos uma era de mais esperança: constroem uma árvore para a estrela, que assim ilumina a todos para comemorarem o Natal de forma diferente.

DOUTORES DA ALEGRIA

Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que utiliza a arte do palhaço para intervir junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos e ambientes adversos. Fundada por Wellington Nogueira em 1991, a associação já realizou mais de um milhão de visitas a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde.

A partir das intervenções em hospitais, Doutores da Alegria amplia canais de diálogos reflexivos com a sociedade, compartilhando o conhecimento produzido através deformação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas, contribuindo para a promoção da cultura e da saúde e inspirando políticas públicas.

Em 2016 a associação se reposiciona institucionalmente a partir de uma nova governança e uma nova tarefa institucional, propondo a arte como mínimo social, ou seja, como uma das necessidades básicas para o desenvolvimento digno do ser humano, assim como alimentação, saúde, moradia e educação. O trabalho é gratuito para os hospitais e mantido por doações de empresas e de pessoas.

PALHAÇADA NATALINA 2017

Apresentações já realizadas:
21/11 – Hospital do Mandaqui. R. Voluntários da Pátria, 4301 - Mandaqui, São Paulo.
22/11 – ITACI. Rua Galeno de Almeida, 148 - Pinheiros, São Paulo.
22/11 – Hospital Santa Marcelina. R. Santa Marcelina, 177 - Itaquera, São Paulo.
29/11 – ICR. Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 647 - Jardim Paulista, São Paulo.

Próximas apresentações:
05/12 – Hospital do Campo Limpo. Estr. De Itapecerica, 1661 – Campo Limpo, São Paulo.
06/12 – Hospital do M’Boi Mirim. Estrada do M'Boi Mirim, 5203 - Jardim Ângela, São Paulo.
12/12 – Hospital do Grajaú. R. Francisco Octávio Pacca, 180 – Pq. Nações Unidas, São Paulo.
19/12 – Hospital Universitário. Av. Prof. Lineu Prestes, 2565 - Butantã, São Paulo.

Horário das apresentações: entre 10h e 12h

Código de segurança