Brasil, 13 de Dezembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Mauricio de Sousa foi o patrono da 2ª edição do Prêmio IPL – Retratos da Leitura

Prêmio reconhece iniciativas de fomento à leitura em todo o País

A organização da 2ª edição do Prêmio IPL - Retratos da Leitura convidou o pai da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, para ser o patrono do prêmio que reconhece os vencedores, em quatro categorias: Cadeia Produtiva, Ongs, Mídia e Bibliotecas. A entrega do Prêmio, que aconteceu no dia 4 de dezembro, no Unibes Cultural, em São Paulo, tem o objetivo de reconhecer as iniciativas de estímulo à leitura que acontecem ao redor do país.

Além de participar do evento e ser homenageado, Mauricio emprestou sua imagem e a de seus personagens, ao longo de 2018, para campanhas de fomento à leitura. “O Mauricio de Sousa é membro da Academia Paulista de Letras, seus personagens recheiam as páginas de muitos livros no país, e mesmo seus gibis se atualizam às mudanças que acontecem na sociedade constantemente”, diz o presidente do Instituto Pró-Livro, Luís Antonio Torelli. “Ele é um ícone quando se fala de leitura por prazer e é uma honra tê-lo como o patrono de tão importante prêmio”, complementa o presidente do IPL.

Sobre Mauricio de Sousa

Iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. Cerca de 150 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir mais de três mil itens, com os personagens de Mauricio de Sousa; suas criações chegam a cerca de 30 países.

Sobre o IPL:

Desde 2007, quando começou efetivamente suas atividades, o Instituto Pró-Livro (IPL), criado pelas entidades do livro – ABRELIVROS, Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), tem comandado uma série de iniciativas, visando fomentar a leitura, difundir o livro e transformar o Brasil em um país de leitores. Uma de suas principais ferramentas é a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o maior estudo do comportamento leitor do brasileiro, que ajuda a avaliar impactos, orientar políticas públicas do livro e da leitura, incentivar a reflexão e estudos sobre os hábitos de leitura do brasileiro e, desta forma, melhorar os indicadores e o acesso ao livro.

Para mapear as iniciativas que acontecem pelo país a fora, o IPL criou a Plataforma Pró-Livro. Um espaço colaborativo onde é possível, além de receber as inscrições dos projetos para concorrer à aos Prêmios, cadastrar, mapear, divulgar e conhecer estudos, pesquisas, programas e projetos de fomento à leitura e difusão/acesso ao livro, desenvolvidos em todo o Brasil pelo governo, universidades e sociedade civil. Ela também oferece ferramentas para promover o intercâmbio e troca de experiências e conhecimentos, por meio do uso de fóruns e integração com redes e mídias sociais.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::