Brasil, 14 de Dezembro de 2017

Mãe de primeira viagem: o que nunca me falaram depois que nasce o primeiro filho!

Minha primeira gestação foi super na surpresa, não estava esperando engravidar, mas hoje digo de coração aberto que foi a melhor surpresa que eu já tive!

Eu nunca tinha trocado uma fralda antes, não curtia pegar recém-nascido no colo e quando descobri que estava gravida fiquei em choque. Não me preparei em nada e nem busquei informações, então eu digo que, para mim, ser mãe de primeira viagem foi “um tapa na cara”, depois de nove meses eu estava cuidando de um ser pequenino e nem sabia por onde começar! Descobri tudo na prática, sem manual, sem livros e leituras, e muitas coisas ninguém conta para nós, por isso vou listar o que ninguém me contou e que acabei aprendendo com o meu “tapa na cara”:

1. O peito vaza leite e precisa usar absorvente para os seios, depois que sai do banho o peito parece uma torneira mal fechada, com gotejamento;

2. O peito na gestação fica grande, mas na amamentação fica maior ainda;

3. O peito dói na primeira semana de amamentação, eu chegava até ver estrelas de tanta dor, mas depois passa;

4. Amamentar não é tão fácil quanto se parece, não é só colocar o filho no peito e pronto, precisa ter a tal da “pega” correta;

5. Amamentar é uma delícia, é uma troca de olhares, de carinho e afeto;

6. Cólica não melhora com nada! Não adianta massagem, remedinho e nem nada, só muita paciência e carinho para o bebê;

7. Palpites alheios NÃO são bem-vindos!;

8. A gente chora e fica muito sensível, mas com o tempo melhora;

9. A gente não fica cansada, a gente fica exausta;

10. Todo mês tem consulta ao pediatra;

11. Instinto materno é fortíssimo, o instinto de proteção então, nem se fale, eu parecia uma mãe leoa;

12. Eu me dei conta de que nós somos bichos selvagens e que vivemos de aparência, a nossa verdadeira essência é a animal;

13. O amor é algo que se constrói a cada mamada, troca de fralda, cuidado, carinho, noites mal dormidas;

14. Só se sabe amar como mãe depois que se tem um filho;

15. O casamento muda;

16. As prioridades mudam;

17. A vida tem mais sentido;

18. A vida que se tinha antes não vai mais existir

19. Dormir é luxo;

20. O amor é tão grande que chega a doer;

21. Um sorriso banguelo é lindo;

22. Eu não precisaria ter medo do parto e que ele seria o dia mais lindo da minha vida;

23. A gente esquece de todas as noites mal dormidas e de todo o cansaço;

24. Depois de um ano já quer ter outro filho!

Eu sei, nem tudo foi glamoroso, mas essa foi a minha experiência e eu amei ter vivenciado ela desse jeito!

*Nathalie Perlman é blogueira e proprietária do site Viva Healthy

Código de segurança