Brasil, 12 de Dezembro de 2017

Brasco oferece serviço automatizado de limpeza de tubos

Hidrojateamento aumenta eficiência e reduz riscos para a equipe

A Brasco Logística Offshore, empresa de bases de apoio offshore do Grupo Wilson Sons, acaba de incorporar em seu portfólio um novo Sistema de Hidrojateamento UAP ( Ultra Alta Pressão ) Automatizado para limpeza de tubos. A solução, implementada em seu pátio de tubos em Guaxindiba (RJ), permitirá a realização do serviço com maior segurança e eficiência.

“Até hoje o serviço vinha sendo realizado nas bases de apoio de forma essencialmente manual. Preocupados em implementar mais uma atividade com exposição mínima ao risco da equipe envolvida, partimos para a automação do sistema em nosso pipeyard, garantido maior segurança operacional e atendendo a expectativa de nosso maior cliente”, comenta o Gerente Comercial da Brasco, Diogo Salomão.

O trabalho é feito em parceria com a NOV-Tuboscope, empresa de serviços de inspeção de tubos que desenvolveu o novo sistema e o mantém disponível na base operacional de serviços tubulares. A atividade de limpeza de tubos realizada anteriormente com mangueira e pistola de alta pressão, passa a ser realizada por um equipamento de hidrojato automatizado e turning-roll (rolos giratórios) de tubos, eliminando o risco de queda do funcionário que trabalhava sobre a cama de tubos bem como sua exposição a um sistema pressurizado.

Isso é possível porque as mais importantes etapas do processo foram modificadas com base na automatização. A transferência de tubos entre as plataformas, antes feita por empilhadeira tubo a tubo, passa a ser realizada por um trolley automático sobre trilhos, operado remotamente. Além disso, o jato de alta pressão provém de um sistema de bicos dispersores suspensos em ponte rolante capaz de alcançar toda a extensão da cama onde os tubos estão acomodados. E para garantir a limpeza em toda a superfície da tubulação, essas plataformas são equipadas com um sistema automático de roletes giratórios proporcionando a rotação completa do tubo durante a limpeza, sem nenhuma intervenção humana.

Outro ponto relevante é que a água utilizada no processo é reaproveitada através de um sistema de filtragem, tornando-o mais econômico e adequado ao meio ambiente.

“Segurança e eficiência são sempre metas do mercado de Oil & Gas. Poder aliar estes dois fatores é algo extremamente positivo e que faz parte da maneira como enxergamos nosso negócio. A Brasco é reconhecida como empresa classe mundial em segurança e inovações como essa, fortalecem nossa cultura em SMS e consolidam o compromisso da Brasco com seus clientes, colaboradores e parceiros”.

Com essa solução já disponibilizada, a Brasco passa a oferecer mais uma vantagem competitiva ao mercado de armazenagem e preservação de tubos, importante serviço complementar à base de apoio offshore.

Essa não é a primeira iniciativa da Brasco de aliar segurança, eficiência e tecnologia. Em 2015, a companhia introduziu no mercado – dentro do escopo de sua Gestão de Serviços Ambientais (GSA) – a limpeza de tanques de embarcações de apoio offshore por meio de sistema automatizado de injetores que operam dentro dos tanques. O equipamento semiautomático é operado remotamente o que minimiza a exposição humana ao espaço confinado e reduz o consumo de água utilizado na atividade.

Sobre o Grupo Wilson Sons

O Grupo Wilson Sons é um dos maiores operadores integrados de logística portuária e marítima e soluções de cadeia de suprimento no mercado brasileiro, com 180 anos de experiência. A companhia conta com uma rede de atuação nacional e presta uma gama completa de serviços para as empresas que atuam na indústria de óleo e gás, no comércio internacional e na economia doméstica. As principais atividades do Grupo são divididas em dois sistemas – Portuário e logístico e Marítimo.

Código de segurança
Atualizar