Brasil, 14 de Dezembro de 2017

Duratex realiza iniciativa para reúso de água em São Leopoldo

Unidade Louças Sul retorna mais de 90% do insumo para a sua produção

Atenta à implementação de ações alinhadas à sua Estratégia de Sustentabilidade, que estabelece 45 compromissos a serem cumpridos até 2025, a Duratex promove projeto voltado à reutilização de água na Unidade Louças Sul, em São Leopoldo (RS). A iniciativa consiste em, ao longo do processo de fabricação de produtos, tratar e reaproveitar a água que antes era descartada após a produção de louças.

Isso pode ser realizado graças a duas etapas. Primeiro, é feito um tratamento físico-químico simples, para retirar os sólidos, em uma Estação de Tratamento. Na sequência, a água passa por um filtro de carvão, para perder dureza e poder ser reutilizada. A iniciativa, que existe desde 2014, passa por constante evolução.

“No período em que iniciamos o projeto, o reuso na unidade era de 30%. Hoje, esse índice ultrapassa os 90%. Neste ano, instalamos mais um tanque de armazenamento, o que possibilitará o reaproveitamento de toda a água usada na produção a partir de 2018”, afirma Bibiana Rodrigues, analista Ambiental na Duratex de Louças Sul.

Sobre a Duratex

A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra, Durafloor, Ceusa e Duratex, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.

Com sede em São Paulo, possui 15 unidades industriais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia, a Duratex Colômbia. A companhia também é proprietária da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas.

Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2016/2017 do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 – ISE.

Código de segurança
Atualizar