Brasil, 26 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Circuito Usiminas de Cultura movimenta Ipatinga e Santana do Paraíso

De 11 a 16 de abril, os municípios recebem uma programação cultural e educativa gratuita

Oferecer diversão, cultura e educação para escolas e comunidade. É com esse objetivo que mais uma edição do Circuito Usiminas de Cultura chega a Ipatinga, de 11 a 16 de abril, e a Santana do Paraíso, de 13 a 16 de abril. Oficinas, espetáculos e cinema integram a programação, que é totalmente gratuita. Em Ipatinga, as atrações serão realizadas no Centro Cultural Usiminas, e em Santana do Paraíso, nas escolas e na Praça da Matriz, no Centro da cidade.

O Circuito é patrocinado pela Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, realizado pela POP Produções Artísticas e Ministério da Cultura e conta com o apoio do Instituto Cultural Usiminas e das Prefeituras de Ipatinga e Santana do Paraíso. Desde seu início, em 2010, já foram realizadas 483 apresentações artísticas e 110 oficinas em cidades do interior de Minas Gerais e São Paulo e mais de 158.000 pessoas se beneficiaram das ações do projeto.

As atrações desta edição têm como foco levar ao público atividades culturais e educativas que, além de divertir, são voltadas para a formação e multiplicação do conhecimento. “Estamos muito felizes com a oportunidade de realizar novamente o projeto em Ipatinga e em Santana do Paraíso. O Circuito cumpre um papel muito importante de democratizar o acesso à cultura oferecendo apresentações de qualidade e sempre em parceria com as escolas, auxiliando na formação de público e dos cidadãos”, comenta a diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal.

Teatro de bonecos

As atividades começam com a Cia. Articularte (SP), considerada uma especialista no Brasil em Teatro de Bonecos. No dia 11/4, os integrantes ministram a oficina “Confecção de bonecos e movimentos”, no Centro Cultural Usiminas, das 18h às 22h. A proposta é criar bonecos e cenas em exercícios que são verdadeiros espetáculos.

Entre os dias 12/4 e 14/4, a companhia paulista apresenta no Teatro do Centro Cultural Usiminas a Trilogia “Os Modernistas”, com atrações que vão abordar de maneira lúdica histórias inspiradas na vida e obra dos principais nomes do Movimento Modernista Brasileiro. Os espetáculos “Portinari Pé de Mulato” (12/4), “A Cuca Fofa de Tarcila” (13/4) e “O Trenzinho Villa Lobos” (14/4) serão apresentados às 9h e 14h para escolas e às 19h para o público em geral, com retirada de ingressos na bilheteria do Centro Cultural Usiminas.

Educação patrimonial

Este ano, o Circuito traz como diferencial em sua programação a oficina “Educação Patrimonial”, que vai estimular o resgate da memória, fomentar a diversidade cultural e fortalecer as identidades locais. A oficina, ministrada pelas pesquisadoras Andréia Menezes De Bernardi e Carolina Dellamore, irá oferecer subsídios para que os professores sejam agentes multiplicadores. Para estruturar as oficinas, as pesquisadoras estiveram em Ipatinga e Santana do Paraíso coletando informações para a elaboração de um material didático específico para cada município.

A proposta é despertar o interesse e estimular o estudo da história, patrimônio, meio ambiente, tradições, identidade e cultura local. A atividade é voltada para profissionais de educação e da cultura interessados em ações educativas e será ministrada no Centro Cultural Usiminas, nos dias 12/4 e 13/4, das 18h às 22h, e em Santana do Paraíso, nos dias 13/4 e 14/4, na Escola Municipal José Dias Bicalho Filho, das 7h30 às 11h30.

Escolas e praça

Em Santana do Paraíso, escolas municipais vão receber o espetáculo “As Aventuras de Super-Quixote”, do Coletivo Aberto, de Ipatinga, nos dias 14/4 e 15/4, além de contação de história com a atriz Raquel Vieira. No dia 15/4, o espetáculo será apresentado para a comunidade, às 15h30, na Praça da Matriz. Ainda no dia 15, a Cia. Circunstância (BH) apresentará a peça “De Malas às Artes”, na Praça da Matriz, às 20h.

Cinema e teatro

Quatro atrações marcam o encerramento do Circuito Usiminas de Cultura. Em Ipatinga, no dia 15/4, o filme “O Menino e o Mundo”, indicado ao Oscar de 2016 na categoria de melhor longa de animação, será exibido no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas, às 20h. No dia 16/4, o espetáculo “De Malas às Artes” se apresenta no mesmo espaço, às 19h.

Em Santana do Paraíso, o projeto se despede da comunidade com duas atrações na Praça da Matriz. Às 17h, o Espaço Cultural Casa Laboratório, de Ipatinga, encena a comédia “A Mulher que Vendeu o Marido por R$ 0,99” na Praça da Matriz. Às 20h30, a população também poderá assistir ao longa “O Menino e o Mundo”.

Mais informações sobre a programação estão no site www.circuitousiminasdecultura.com.br ou pelo telefone (31)3822-3031. Inscrições e informações sobre as oficinas pelo telefone (31)3824-3731.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.