Brasil, 27 de Setembro de 2016

Faber-Castell apoia #ClimaMuitoLoko, campanha do Instituto Akatu que explica a conexão entre Mudanças Climáticas e Consumo Consciente

No dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Faber-Castell reforça o incentivo ao consumo consciente que promove durante o ano todo apoiando a campanha #ClimaMuitoLoko, criada pelo Instituto Akatu para explicar a conexão entre Mudanças Climáticas e Consumo Consciente de forma simples e didática.

Na estreia da campanha, o assunto é a água, recurso indispensável para a vida humana, que tem seu ciclo ameaçado pelas Mudanças Climáticas. Com a alteração de equilíbrio do clima no planeta, serão mais frequentes eventos extremos como secas e tempestades. Nos materiais da campanha, presentes nas redes sociais do Akatu e no portal www.akatu.org.br, serão divulgadas dicas de como uma pessoa, no seu simples cotidiano, poderá mudar suas atitudes de forma a diminuir o seu impacto no clima. A ideia da campanha não é fazer com que elas se sintam culpadas pelo Aquecimento Global, mas que percebam que podem contribuir no seu dia a dia de forma positiva para a resolução do problema.

Segundo o Instituto Akatu, para frear as Mudanças Climáticas é preciso diminuir as emissões de gases de efeito estufa – que acontecem em atividades como a queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e derivados) e a produção de alimentos. Ou seja, quando uma pessoa consome produtos e alimentos sem desperdício, está colaborando na luta contra o Aquecimento Global. Este consumo consciente envolve a escolha de produtos que utilizam menos recursos naturais em seu processo produtivo e que serão facilmente reaproveitados ou reciclados. O consumo é considerado sustentável quando as escolhas de compra são mais assertivas por serem conscientes e, consequentemente responsáveis, por causa da compreensão dos impactos sociais e ambientais sobre os itens adquiridos.

No dia a dia, algumas atitudes simples podem contribuir diretamente para a preservação do planeta. Veja alguns exemplos:

1. Consumir com consciência: avalie a escolha da matéria-prima, a eficiência e o aproveitamento do material da embalagem.

2. Racionalizar as compras: mais da metade do lixo no Brasil é composta por restos de alimentos. Planejar compras menores é uma atitude que ajuda a evitar o desperdício.

3. Não desperdiçar água e eletricidade: apagar luzes, economizar água durante o banho, ao escovar os dentes e lavar a louça, e desligar aparelhos que não estão sendo utilizados são ações simples e fáceis de realizar. Vale, também, substituir lâmpadas incandescentes e aparelhos de alto consumo.

4. Separe os recicláveis: não custa nada e nem toma tempo. Basta encaminhar embalagens e produtos usados para a coleta seletiva de lixo.

5. Mude hábitos de transporte: abrir mão do automóvel e andar de ônibus, trem ou metrô alguns dias da semana ajuda a reduzir o uso de combustíveis fósseis e as emissões de gás carbônico nas cidades. É difícil parar de andar de carro, por causa do conforto, mas transporte público pode ser melhor do que congestionamentos.

6. Participar de programas de coleta: em vez de jogar fora materiais escolares, envie-os para programas de reciclagem como a Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell, parceria da marca com a TerraCycle. Lápis, lapiseiras, canetas, canetinhas, borrachas, apontadores, marca textos, marcadores permanentes e marcadores para quadro branco, quebrados ou em desuso, independente da marca, serão encaminhados a um fluxo de logística reversa que transforma os resíduos em matéria-prima introduzida na estrutura de novos produtos – como lixeiras, pás de lixo, suportes de notebook, entre outros.

Faber-Castell

SAC: 0800-701-7068

Site: www.faber-castell.com.br

Sobre a Faber-Castell

Líder mundial na produção de EcoLápis de madeira plantada, a história da Faber-Castell se confunde com a própria criação do lápis. Fundada em 1761 na Alemanha, hoje a empresa possui escritórios em mais de 100 países. No Brasil, onde está presente desde 1930, três fábricas (São Carlos-SP, Prata-MG e Manaus-AM) e 9.600 hectares de floresta cultivada (também em Prata-MG) são as responsáveis pela produção de 1,9 bilhão de EcoLápis por ano. Com mais de 69 mil postos de venda no Brasil, exporta também para mais de 70 países. Seu portfolio inclui: EcoLápis de cor e de grafite, giz de cera, tintas escolares, canetinhas hidrográficas, apontadores, borrachas, canetas, lapiseiras, kits criativos, produtos artísticos, instrumentos e acessórios de luxo para a escrita.

Seu projeto de plantio e seus EcoLápis são certificados pelo FSC® (Forest Stewardship Council). Em 2004, o processo produtivo da Faber-Castell também recebeu o certificado ISO 14001, conquistando a recertificação em 2010. Em 2012 a Faber-Castell estabeleceu uma parceria com a TerraCycle e lançou um programa de coleta que permite a transformação de instrumentos de escrita em matéria prima reciclada que substitui o material virgem que seria utilizado e evita o descarte de resíduos no meio ambiente. O consumidor pode ajudar se inscrevendo no Programa de Coleta e na Brigada de Instrumentos de Escrita Faber-Castell gratuitamente, por meio do site (http://www.terracycle.com.br/pt-BR/brigades/brigada-de-instrumentos-de-escrita-faber-castell.html).

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish