Brasil, 27 de Setembro de 2016

Friboi reestrutura marca e amplia portfólio de produtos

Novo guarda-chuva de marcas é lançado com propostas claras de valor e diferenciação de produtos para atender às demandas dos consumidores

Acompanhar de perto os variados comportamentos e oferecer produtos que atendam aos anseios e desejos dos consumidores são trabalhos contínuos da Friboi, marca número 1 em carnes no Brasil. Depois de se estabelecer como líder do setor e preferida dos brasileiros para as receitas do dia a dia, a Friboi anuncia a reestruturação da sua marca e o aumento do portfólio com novas bandeiras, que passam a atender também aos consumidores que buscam carnes diferenciadas, além de ao setor de food service.

Agora, a Friboi agrega valor aos tradicionais cortes de confiança da marca própria, que passam a caminhar lado a lada, com os títulos Reserva Friboi, para quem busca uma carne selecionada e com cortes diferenciados; Maturatta Friboi, indicada exclusivamente para churrasco; Do Chef Friboi, carne destinada ao mercado de food service, e Angus Friboi, cortes certificados pela Associação Angus, que garante uma maciez única para os momentos mais que especiais.

Com essas mudanças, a Friboi pretende não só estreitar o relacionamento com novos consumidores como também fidelizar ainda mais os que já eram fãs da marca, facilitando a escolha e aumentando as chances de compras com uma grande gama de produtos de variedade e diferentes faixas de preços. Além disso, a marca consegue capturar maior valor, em um cenário de retração do consumo em que não há previsão de expansão por volume de vendas e aumento de demanda.

“Para fazer todas essas mudanças, era necessário conceituar muito bem as marcas e suas respectivas embalagens, com o objetivo de criar uma maior sinergia entre elas e uma maior diferenciação de cada uma e dos seus concorrentes. Com isso, conseguimos fortalecer ainda mais o nome Friboi e aumentar a preferência dos brasileiros pelos produtos da marca”, comenta Maria Eugênia Rocha, gerente executiva de marketing da divisão de Carnes da JBS.

“Além disso, com essa nova divisão de marcas e produtos, criamos espaço para a comercialização de toda a oferta de cortes e conseguimos aproveitar todos os tipos de boi existentes no mercado nacional – cada um com as suas diferentes características e que produzem diferentes matérias-primas”, completa a executiva.

Arquitetado pela SONNE Consultoria, o projeto de reestruturação foi feito ao longo dos últimos 18 meses e culminou em uma nova identidade para o logo Friboi e as demais marcas que passam a compor o portfólio, contemplando plataformas de comunicação e elementos visuais e verbais alinhados aos conceitos e diretrizes estratégicas. “As novas marcas ganharam um redesenho que expressam seu propósito, agregam valor ao produto e estão alinhadas às demandas e tendências de comportamento e consumo dos consumidores atuais e futuros”, explica Maximiliano Tozzini Bavaresco, sócio-diretor da SONNE Consultoria.

Sobre cada uma das marcas

Friboi: com uma longa história de confiança, a marca garante alimentos nutritivos e seguros, com garantia de origem e rigorosos controles de qualidade.

Reserva Friboi: carnes selecionadas para quem busca novas experiências gastronômicas, com cortes diferenciados.

Maturatta Friboi: produtos para quem quer saborear e tem paixão pelo verdadeiro churrasco. São 9 cortes que passam por um processo de maturação natural que quebram as fibras e garantem uma carne saborosa e macia. Do Chef Friboi: com uma linha completa de produtos voltados para o food service, a marca traz cortes maiores, criados na medida certa para o setor.

Angus Friboi: produtos que promovem uma experiência única, transformadora e premium.

Trabalho de reestruturação

Para definir e implementar as mudanças, a SONNE, em conjunto com as equipes de Negócios e de Marketing da JBS, responsáveis pelas marcas Friboi, desenvolveram um extenso projeto de pesquisas de mercado, análise da concorrência, tendências e necessidades não atendidas para, então, construir a definição do posicionamento mercadológico, linguagem, embalagens e proposta de valor, estrategicamente dispostas em uma nova arquitetura para atingir o máximo desempenho no mercado junto a cada um dos públicos de interesse da empresa.

Durante o processo de reestruturação, foram utilizadas ferramentas de metodologia exclusiva da SONNE, considerando todos diferenciais competitivos identificados nos produtos e serviços Friboi para diferentes públicos e canais. Para tanto, foram analisados todos os concorrentes diretos e indiretos da JBS em cada canal de vendas.

“Com informações reais de mercado e o cruzamento de dados internos da organização, o primeiro passo foi a compreensão do contexto do mercado de carnes no Brasil e no mundo, considerando seus principais players e acumulando conhecimento para embasar qualquer tomada de decisão posterior”, conclui Bavaresco.

A partir da segunda quinzena de abril, as novas marcas estarão disponíveis em varejistas de todo o Brasil.

Sobre a Friboi

Com quase meio século de tradição, a Friboi é a marca líder em carne bovina no Brasil. Após três anos de um amplo trabalho de divulgação e ações de marketing, a marca promoveu uma grande mudança no setor, que até então era tido como commodity. A Friboi é hoje reconhecida espontaneamente por 80% dos brasileiros por oferecer produtos de confiança, com garantia de origem e rigorosos processos de qualidade. Em 2015, criou o projeto Friboi Orienta, um programa de educação que tem o objetivo de levar conhecimento aos consumidores e ensinar as melhores práticas em cortes, temperos e preparos para cada peça de carne.

Sobre a SONNE

Fundada em 2009, a SONNE atua com uma metodologia exclusiva, denominada ABOVE BRANDING CONCEPT©. O objetivo é, a partir da atuação em gestão, design e marketing, alinhar negócio e marca nos projetos desenvolvidos para os clientes. Essa combinação conduz a construção ou a transformação de uma marca de dentro para fora da empresa. Entre os clientes atendidos pela SONNE, estão Amazônia Móveis, Angelus Ciência e Tecnologia, Continental Pneus, Flow Executive Finders, Galatea Casa, Grupo Prepara (Ensina Mais, Prepara Cursos Profissionalizantes e Aprenda Idiomas), Honda Motos, Itacitrus Agroindustrial, Instituto Pieron, Instituto Tênis, Isabella Fiorentino, Onodera Estética, Raphael Falci, Talchá, Valmari Dermocosméticos e Fotospot, entre outros.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish