Brasil, 18 de Novembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Legado Verdes do Cerrado e Faeg Jovem revitalizam nascente em Niquelândia (GO)

  • Escrito por  Sirlene Milhomem
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Nascente do Córrego do Aeroporto recebeu 600 mudas de espécies florestais nativas do Cerrado

O Legado Verdes Cerrado apresentou, no dia 9 de novembro, o “Programa de Preservação, Recuperação e Conservação das Nascentes em Niquelândia”. A iniciativa é executada em parceria com o grupo Faeg Jovem de Niquelândia, criado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) para estimular o empreendedorismo e a formação de novas lideranças para o meio rural.

Durante a apresentação, realizada na nascente do Córrego do Aeroporto, foram plantadas mudas nativas do Cerrado. O evento contou com a presença de autoridades de Alto Horizonte, Porangatu, Campinorte, Uruaçu e de outros municípios do Norte Goiano que participavam em Niquelândia de mais uma etapa do Programa Líder, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

“É um compromisso do Legado atuar em parceria com instituições e entidades na busca por soluções para melhorar a vida da fauna e a flora locais. A troca de experiências e a soma de esforços possibilitam desenvolver ações que beneficiam não só o meio ambiente como também a população, de forma duradoura”, afirmou Reginaldo Gratão, coordenador do Legado Verdes do Cerrado.

Ao todo, a nascente do Córrego do Aeroporto recebeu 600 mudas cultivadas no Viveiro Engenho, do Legado Verdes do Cerrado, em uma área de aproximadamente 2.500 metros quadrados. Entre as mais de 40 espécies de mudas que foram plantadas estão: Aroeira, Angico e Copaíba. O Legado fornece os materiais para o plantio e presta consultoria para orientar a Faeg Jovem a realizar os trabalhos de recuperação. O grupo também é responsável em fazer o contato com os proprietários e solicitar permissão para entrar na propriedade onde estão localizadas as nascentes.

A parceria entre o Legado Verdes do Cerrado e a Faeg Jovem, iniciada em julho de 2017, também já possibilitou a recuperação da nascente do Córrego Entre Vias, em Niquelândia. No local, foram plantadas 150 mudas em uma área de 1.200 metros quadrados. O programa tem ainda como apoiadores o Sindicato Rural de Niquelândia e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás).

Sobre o Legado Verdes do Cerrado

O Legado Verdes do Cerrado, com 32 mil hectares, é uma área da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), empresa da Votorantim S.A, administrada por sua gestora de ativos ambientais, Reservas Votorantim. Da área total, 27 mil hectares são protegidos pela empresa desde sua aquisição há mais de 40 anos e possui cerrado em excelente estado de conservação. Próxima ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, é composta por dois núcleos. No núcleo Engenho, nascem três rios (Peixe, São Bento e Traíras, de onde é captada toda a água de abastecimento público de Niquelândia). Nele está a sede do Legado Verdes do Cerrado e em 23 mil hectares são realizadas as atividades da economia verde, enquanto 5 mil hectares são áreas dedicadas à pecuária, produção de soja e silvicultura. O núcleo Santo Antônio Serra Negra, com 5 mil hectares, está localizado nas proximidades do Lago da Serra da Mesa. O projeto da nova economia inclui o desenvolvimento de atividades como viveiro de mudas de frutos do cerrado e de reflorestamento, educação ambiental, ecoturismo e apicultura.

Sobre a CBA

Fundada em 1955, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) é a mais tradicional e a primeira indústria nacional fabricante de alumínio do País. A Companhia, pertencente ao portfólio de negócios da Votorantim S.A, é também a única da América Latina a atuar com operação totalmente integrada, realizando desde o processamento de bauxita até a produção de alumínio primário (lingotes, tarugos, vergalhões e placas) e de transformados (chapas, bobinas, folhas e perfis). Com sede localizada na cidade de Alumínio (SP), onde ocupa 700 mil m² de área construída, a CBA também possui três plantas de mineração de bauxita, instaladas nos municípios de Miraí, Itamarati de Minas e Poços de Caldas, em Minas Gerais, além de uma empresa de reciclagem de alumínio, na cidade de Araçariguama (SP). A atuação da CBA está voltada, principalmente, para prover soluções e serviços para a indústria brasileira com foco nos setores de embalagens e transportes; bem como para os mercados de bens de consumo, energia e construção civil através de parceiros estratégicos. Com a reestruturação organizacional realizada em julho de 2016, a gestão das operações do Níquel passou a ser responsabilidade da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::