Brasil, 20 de Novembro de 2017

Sistema de Gestão do CPqD obtém recomendação para certificação na versão 2015 das normas ISO 9001 e ISO 14001

• Escrito por  Rosa Sposito
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

O CPqD é uma das primeiras organizações na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) a receber a recomendação para as certificações ISO 9001:2015 (Gestão da Qualidade) e ISO 14001:2015 (Gestão Ambiental). Isso significa que o Sistema de Gestão da organização está em conformidade com as novas normas da ISO (International Organization for Standardization) - que, em 2018, substituirão as versões anteriores (2008 e 2004, respectivamente).

A conquista é resultado de um amplo trabalho de adequação e do sucesso de um projeto desafiador, que teve início em setembro de 2016 e mobilizou a organização, sob a condução da Gerência de Gestão do Conhecimento e da Qualidade. “A migração para a nova versão das normas ISO 9001 e ISO 14001 contribui para aumentar a maturidade do Sistema de Gestão e a excelência de nossas operações, para o cumprimento de nossa missão”, afirma Sebastião Sahão Júnior, presidente do CPqD.

Para implementar as alterações definidas nas novas normas, o CPqD criou um projeto de transição, com ações identificadas a partir da análise de diagnóstico e de benchmarks em empresas. Durante o processo, foram realizadas duas auditorias internas e, na semana de 6 a 10 de novembro, ocorreu a auditoria de certificação, que foi conduzida pelo Lloyd’s Register do Brasil - um dos organismos certificadores mais conceituados nessa área - e abrangeu toda a operação do CPqD.

Segundo Maria Fernanda S. Ribeiro de Castilhos, gestora do projeto de transição, o trabalho colaborativo, o foco no resultado e a agilidade do CPqD em se preparar para as mudanças introduzidas com a versão 2015 das normas ISO foram essenciais para a obtenção antecipada da certificação. “A versão 2015 disseminou o pensamento baseado em riscos e oportunidades em todos os níveis organizacionais - dos estratégicos aos tático-operacionais”, afirma.

Outra alteração importante está no alinhamento do Sistema de Gestão ao planejamento estratégico da organização. “A implantação de um Sistema de Gestão em conformidade com as novas normas eleva a confiança e o nível de satisfação do cliente, por meio da aplicação eficaz de processos e do respeito ao meio ambiente, além de propiciar melhorias à produtividade e à própria gestão da organização”, acrescenta.

Sobre o CPqD

Com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação, o CPqD é uma organização independente. Criado há mais de 40 anos, mantém o maior programa de pesquisa e desenvolvimento da América Latina em sua área de atuação. Seu portfólio abrangente de soluções, serviços, sistemas de missão crítica e tecnologias de produto transferidas para a indústria é utilizado nos mais diversos segmentos de mercado, no Brasil e no exterior, contribuindo para o aumento da eficiência das organizações, a transformação da experiência com seus clientes, a viabilização de modelos de negócios e a criação de novos produtos. Referência tecnológica no país, o CPqD integra o ecossistema de inovação aberta que vem alavancando o empreendedorismo, por meio de suas competências em áreas estratégicas da transformação digital - como Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Conectividade.

www.cpqd.com.br | Twitter | Facebook | Google+ | LinkedIn

Código de segurança