Brasil, 20 de Novembro de 2017

Ar-condicionado: conheça todos os tipos

• Escrito por  Arthur Marangon
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Não sabe qual o tipo de ar-condicionado usar em cada ambiente? Confira nossas dicas e veja qual o melhor aparelho

O calor se aproxima e nada como refrescar o ambiente, não é mesmo? Nos dias mais quentes - seja no escritório ou em casa, ter o espaço mais fresquinho ajuda a trabalhar melhor, além de deixar a temperatura mais uniforme. Alguns modelos de ar-condicionado oferecem até umidificadores, ideais para os dias mais secos que aparecem no verão, dependendo da região do Brasil em que você estiver. No entanto, saber qual o modelo escolher entre tantos, em qual local seu ar-condicionado poderá ser instalado, bem como quantos BTUS (unidade de medida da potência do aparelho) pode ser o primeiro empecilho para a compra do equipamento certo. Vale consultar um eletricista especializado para indicar tanto o local de instalação, quanto a potência necessária para que o ar-condicionado dê conta de todo o espaço. Com toda a parte elétrica resolvida, conheça os tipos variados de ar-condicionado e veja quais os passos para ter seu melhor amigo nos dias mais quentes.

Ar-condicionado split

Dos modelos mais comuns, o ar-condicionado split para parede é ideal para ambientes menores. São mais econômicos e ainda - em muitos de seus modelos e marcas, oferecem a possibilidade de ar frio ou quente. Sua instalação é feita em cerca de 20 ou 30 cm abaixo do teto, em uma das paredes. Funciona com controle remoto. Além disso, seus modelos podem ser de 7000 até 30 mil BTUS.

Ar-condicionado portátil

Indicado para quartos e salas e também para quem quer mobilidade, o ar-condicionado portátil permite que você o transfira para onde quiser. Quase todos os modelos possuem, inclusive, rodinhas para faciltar esse transporte entre os cômodos. Para quem mora sozinho, pode ser uma boa pedida.

Ar-condicionado de janela

Mesmo que não tenha recursos que atualmente acompanham os modelos mais modernos - como o split, por exemplo, o ar-condicionado de janela ainda é muito usado. Geralmente, sua vantagem aparece logo de cara no preço (mais barato que os modelos citados acima). No entanto, este modelo faz um pouco mais de barulho do que o split, por exemplo e também menos capacidade de refrigeração.

Ar-condicionado split cassete

Tantos espaços de pequeno como de médio porte suportam bem o ar-condicionado split cassete. O modelo tem quatro saídas de ar e pode ser instalado no meio do ambiente que você desejar, no teto. Além disso, outra vantagem é poder direcionar a refrigeração para o lado que lhe convier, bem como a opção de ar quente ou frio. Quase não faz barulho!

Ar-condicionado duto

O modelo de ar-condicionado duto é também chamado de central ou dutado. É indicado para ambientes gigantes, pois é usado para climatizar ao mesmo tempo, por meio de dutos, vários ambientes ao mesmo tempo. Geralmente é usado em escritórios, hospitais, lojas grandes. Sua desvantagem é não ter como regular a temperatura de cada cômodo separadamente.

Ar-condicionado quatro lados

Muito parecido com o split cassete, o modelo quatro lados não costuma ser muito vendido por aqui. Sua instalação, também não tão fácil quanto o modelo parecido, pode ser feita ao centro, canto ou lado do teto. Entretanto, a distribuição do ar é feita de maneira uniforme em todos os lados, o que garante que o ambiente seja refrescado de forma igual por inteiro. Alguns modelos ainda oferecem o modo umidificador, ideal para os dias mais secos.

Ar-condicionado canto teto

Se o espaço que deseja refrigerar é muito pequeno, optar por um modelo canto teto de ar-condicionado talvez seja o mais indicado. Além de silencioso, alguns modelos podem oferecer, inclusive, a opção de aquecedor e até cinco velocidades diferentes de ar frio. Seu design também é inovador e, por ser instalado em dois cantos do teto, não ocupa nenhum espaço e é controlado por controle remoto.

Código de segurança
Atualizar