Brasil, 24 de Novembro de 2017

• Escrito por  Micaela Cristina
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

DEP de área de olho de lombo, espessura de gordura no contra filé e na picanha e marmoreio - são as novidades no Sumário 2017 da raça Montana.

Com 288 reprodutores listados e ranqueados pelo Índice Montana, a edição 2017 do Sumário de Touros da raça já está disponível aos interessados em conhecer um pouco sobre a utilização de bovinos compostos, suas qualidades e diferenciais para a produção de bezerros de qualidade.

“O Sumário de Touros Montana tem por objetivo apresentar todos os reprodutores provados da raça, sendo ferramenta importante para escolha de sêmen e padreadores para as próximas gerações”, explica Gabriela Giacomini, gerente de operações do Programa Montana.

O banco de dados utilizado nas análises genéticas para a elaboração do sumário contém dados de 374.044 animais avaliados à desmama, o que torna o banco de dados do Montana o maior de banco de dados de animais compostos do mundo.

As informações contidas no Sumário 2017 foram obtidas a partir da utilização de tecnologias modernas, continuamente atualizadas. Foi utilizado o Modelo Animal completo, que considera a matriz de parentesco entre todos os animais da população. As análises foram processadas sob o modelo estatístico multi-características, com peso à desmama (PD), perímetro escrotal aos 14 meses (PE) e peso ao sobreano incluídos como características âncora.

Com quatro análises das mais variadas DEPs, todos os animais da safra, pesados e medidos, foram considerados para o estudo. O Índice Montana, principal critério de seleção do Programa, segue o mesmo padrão de sumários anteriores: 20% para a DEP de PD, 20% para GPSOB, 30% para PSOB, 10% para PE e 20% para MUSC.

Critérios de seleção para publicação no Sumário:

Para figurar no Sumário Montana, o touro tem de possuir Índice Montana positivo, atingir a acurácia de 40% para peso à desmama e ter 20 filhos ou mais avaliados para peso à desmama.

DEPs (Diferença Esperada na Progênie) das seguintes características publicadas: Peso ao Nascer (PN), Peso à Desmama (PD), Materno Total (MAT), Peso ao Sobreano (PSOB), Ganho de Peso Pós Desmama (GPSob), Musculosidade (MUSC), Altura (ALT), Perímetro Escrotal (PE) e Índice Montana. Na edição de 2017 do Sumário Montana, foi incorporada, pela primeira vez, as DEPs de área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (EGS), espessura de gordura na picanha (EGP) e marmoreio (MAR).

As avaliações genéticas foram realizadas pela Universidade de São Paulo (USP) – campus de Pirassununga, Grupo de Melhoramento Animal e Biotecnologia (GMAB) e Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos. Os professores José Bento Ferraz, Joanir Pereira Eler e Elisângela Chicaroni de Mattos foram os responsáveis pela análise dos dados.

Para fazer o download do Sumário de Touros Montana 2017, acesse: www.compostomontana.com.br. Mais informações: telefone (17) 3011-6775.

Código de segurança
Atualizar