Brasil, 18 de Novembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Boro exerce função fundamental na nutrição mineral da Palma de Óleo

  • Escrito por  William Gimenes
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Eduardo Saldanha*

A Palma de Óleo é um importante vegetal responsável pela produção de diversos produtos que estão inseridos em nosso cotidiano, desde o famoso azeite de dendê utilizado na culinária até produtos de beleza. Hoje o Brasil está entre os 10 maiores produtores de óleo de palma e tem na Amazônia sua maior produção, pois as condições climáticas e do solo tornam a região uma área potencial para a produção da planta.

O boro é um dos nutrientes fundamentais para que a palma de óleo complete seu ciclo de vida, desempenhando funções metabólicas e estruturais de grande importância para o desenvolvimento vegetal. As plantas que sofrem deficiência desse nutriente apresentam anormalidades no crescimento, desenvolvimento e reprodução, e sua carência se associa a sintomas específicos, que só podem ser corrigidos com a aplicação de fontes desse elemento.

A cultura da palma de óleo é bastante sensível à baixa disponibilidade de boro, apresentando rapidamente sintomas em folhas e raízes. As folhas podem apresentar expansão irregular, malformações, sobretudo nas áreas apicais, comprometendo as zonas de crescimento da planta, observando-se com frequência coloração verde mais intensa nas folhas sintomáticas, além de aspecto enrugado do limbo foliar, que pode se tornar frágil e quebradiço. O boro desempenha funções em importantes processos estruturais e metabólicos, como, por exemplo, a estruturação da parede celular das células vegetais e o transporte e a formação de complexos carboidratos pelo floema, além de funções muito específicas na biologia floral, como a germinação do grão de pólen e a formação do tubo polínico.

A deficiência de boro tem sido relatada como a desordem nutricional mais comumente encontrada em plantios de palma de óleo, em diferentes regiões de cultivo da cultura, sendo sensivelmente agravada em regiões de solos ácidos, arenosos e áreas sujeitas a elevadas precipitações pluviométricas anuais. A deficiência severa de boro inibe completamente o desenvolvimento de folhas novas e culmina na desintegração dos primórdios foliares ainda não expandidos. Nas raízes, a deficiência de boro retarda o crescimento meristemático, determinante na formação, ocorrendo a inibição da divisão celular, o que resulta na emissão de menor volume de raízes, que passam a apresentar anormalidades morfológicas, como, por exemplo, aparência achatada, aglomerados de raízes curtas e grossas, além de coloração.

O monitoramento nutricional realizado em 33 áreas de produção comercial de palma de óleo no estado do Pará, desenvolvido por Matos 2016, utilizando o método DRIS (Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação), apontou que boro e zinco foram os micronutrientes que mais limitaram a produtividade em plantas adultas e jovens, com grande incidência de deficiência de boro nas áreas avaliadas.

Correção da deficiência de boro

O boro é usualmente aplicado em doses que variam de 10 a 35 gramas por plantas, em jovens e adultas, respectivamente. O fornecimento de boro pode ser feito mediante a aplicação de fórmulas fertilizantes que contenham esse nutriente. Por serem doses muito pequenas, recomenda-se que a aplicação de boro seja realizada em fórmulas NPK nos grânulos que, contenham esse nutriente, evitando a segregação do nutriente, como ocorre em misturas convencionais.

Contar com soluções nutricionais é fundamental para alcançar bons resultados, e os produtores devem investir em programas nutricionais completos para a cultura, sempre alinhado às orientações profissionais dos agrônomos, após avaliação técnica do solo.

*Eduardo Saldanha é engenheiro agrônomo, Doutor em Nutrição Mineral de Plantas e especialista Agronômico da Yara para a Cultura da palma de óleo.

Sobre Yara

O conhecimento, os produtos e as soluções da Yara tornam os negócios dos agricultores, distribuidores e clientes industriais mais rentáveis e responsáveis, protegendo, ao mesmo tempo, os alimentos e o meio ambiente.

Nossos fertilizantes, programas nutricionais e tecnologias aumentam os rendimentos da lavoura, melhoram a qualidade do produto final e reduzem o impacto ambiental das práticas agrícolas. Nossas soluções industriais e ambientais melhoram a qualidade do ar, reduzindo as emissões da indústria e de veículos de transporte, servindo como ingredientes-chave para o desenvolvimento de uma ampla gama de produtos. Estimulamos uma cultura que promove a segurança de nossos colaboradores, prestadores de serviço, fornecedores e das comunidades em que atuamos.

Fundada em 1905 para resolver a fome emergente na Europa, hoje, a Yara tem uma presença mundial, com cerca de 15 mil funcionários e vendas para mais de 160 países. No Brasil, possui sede em Porto Alegre e escritório em São Paulo e Paulínia, cinco fábricas de produção e 24 unidades misturadoras de fertilizantes próprias, com presença nos principais polos de produção agrícola do País. Também possui duas unidades de produção de soluções ambientais, cinco unidades de mineração e duas unidades portuárias próprias.

Seu portfólio de fertilizantes – que vai de misturas de grânulos a produtos especiais, como foliares, líquidos e NPK no grânulo – e programas nutricionais que ajudam a produzir os alimentos necessários para a crescente população mundial. Os produtos e soluções industriais reduzem as emissões, melhoram a qualidade do ar e apoiam operações seguras e eficientes e incluem ofertas de nutrição animal. Para manter a perspectiva de crescimento em longo prazo, a pesquisa e desenvolvimento (P&D) da Yara são focados na agricultura sustentável e na busca por novas soluções ambientais como a redução do uso da água e a produção de alimentos saudáveis e de qualidade superior com a quantidade precisa de fertilizantes.

Mais informações

www.yarabrasil.com.br

http://www.facebook.com/YaraBrasilOficial

http://twitter.com/YaraBrOficial

www.youtube.com/user/YaraBrasilOficial

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::