Brasil, 29 de Setembro de 2016

Desenvolve SP: 7 anos transformando projetos em realidade

Planejamento, gestão, incentivo à competitividade são alguns dos princípios que fizeram a agência de desenvolvimento de São Paulo uma das maiores do país

Inovação. Esta é palavra que marca os recém-completados sete anos da Desenvolve – Agência de Desenvolvimento Paulista. A instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo chega ao sétimo aniversário reforçando seu papel de apoiadora do pequeno e médio empresário, focada no incentivo à inovação e no aumento da competitividade das empresas paulistas.

Já são mais de R$ 2 bilhões em financiamentos concedidos para mais de 1.400 clientes espalhados em 250 cidades. “Durante estes sete anos, além de criarmos opções de financiamento e aumentarmos os prazos de 5 para 10 anos, somos a única agência de desenvolvimento do país a oferecer cinco linhas de crédito para inovação, com juros a partir de ZERO, e a idealizar um Fundo de Investimento em Participação, o Inovação Paulista, voltados para pequenas e médias empresas e startups de perfil inovador”, diz Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.

No total, das mais de três mil operações de crédito realizadas, 83% do montante foi destinado para o setor privado e 17% para o setor público. A indústria paulista, historicamente a principal tomadora de recursos da Desenvolve SP, foi responsável por investir R$ 959,5 milhões em expansão e modernização nos últimos sete anos, seguidas das empresas prestadoras de serviços e do comércio com R$ 777,7 milhões. Já as prefeituras investiram R$ 361,3 milhões em obras de infraestrutura para os municípios.

Em relação às empresas atendidas, os negócios de médio porte representam hoje 68% dos desembolsos da Agência. Já as de pequeno e grande porte, 18% e 14%, respectivamente. Segundo Santos, a história da instituição é marcada por grandes conquistas e realizações tanto para a instituição, quanto para seus clientes. “Para uma empresa a crescer é preciso oferecer muito mais do que o acesso ao crédito sustentável. Nesse sentido, a Agência sempre se preocupou em oferecer ferramentas e possibilidades para que o empresário possa se planejar e adquirir a visão de longo prazo”, diz.

Entre as ações promovidas pela Desenvolve SP que vão além do crédito, estão a criação do Canal do Empresário, um portal exclusivo para quem busca aperfeiçoar sua governança e gestão administrativa; a Revista Desenvolve SP, com reportagens especiais que incentivam a cultura empreendedora; e o Movimento pela Inovação, iniciativa que oferece atendimento especializado para empreendedores e pesquisadores com objetivo de encurtar a distância entre a produção de inovação e o mercado. Saiba mais em www.desenvolvesp.com.br.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish