Brasil, 18 de Novembro de 2017

• Escrito por  Leticia Oliveira
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

- Crescimento robusto de vendas orgânicas em todas as regiões em meio a efeitos negativos de taxa de câmbio

- Investimentos em Healthcare e desempenho comercial de Cristais Líquidos impactam EBITDA pré-excepcionais (-8,3%)

- Integração da Sigma-Aldrich em curso

- Dívida financeira líquida diminuiu em € 1 bilhão passando a € 10,5 bilhões

- Merck confirma perspectiva de vendas e pré EBITDA para 2017

A Merck, empresa de origem alemã líder em ciência e tecnologia, reportou hoje as vendas do Grupo no terceiro trimestre em relação ao ano anterior. Os EBITDA pré-excepcionais diminuíram -8,3% devido a maiores gastos com pesquisa e desenvolvimento, preparativos para lançamentos de Healthcare, bem como o desempenho de negócios de cristais líquidos.

"Geramos crescimento orgânico saudável em Healthcare e Life Science. Em Performance Materials, nosso portfólio diversificado, composto por quatro fortes pilares, está nos ajudando a lidar com os desafios em Cristais Líquidos ", disse Stefan Oschmann, CEO e Presidente da Comissão Executiva da Merck. "Nós confirmamos a perspectiva do ano inteiro apesar dos ventos contrários à moeda. Desde o início do ano, reduzimos nossa dívida financeira líquida em € 1 bilhão".

As vendas do grupo aumentaram no terceiro trimestre em 0,1% para € 3,7 bilhões, mantendo assim o mesmo nível do ano anterior (3º trimestre de 2016: € 3,7 bilhões). As vendas orgânicas cresceram 4,2% graças aos setores de Healthcare e Life Science. Isso, no entanto, foi compensado por efeitos negativos do câmbio (-3,7%), decorrentes principalmente do dólar americano mais fraco frente ao euro. As mudanças no portfólio alteraram as vendas em -0,4%. Geograficamente, todas as regiões contribuíram para o crescimento orgânico das vendas do Grupo.

Os EBITDA pré-excepcionais, principal indicador de ganhos da Merck, caíram no terceiro trimestre em -8,3% para € 1,1 bilhão (3º trimestre de 2016: € 1,2 bilhão). Isso deveu-se principalmente a maiores custos de pesquisa e desenvolvimento no setor de Healthcare e à normalização de market share no negócio de Cristais Líquidos. Em 28,9%, a margem EBITDA pré-excepcional foi menor do que no trimestre anterior (3º trimestre de 2016: 31,5%). O EBIT do Grupo cresceu 33,3% para € 901 milhões, em particular como resultado do ganho na alienação do negócio Biossimilares (3º trimestre de 2016: € 676 milhões). O lucro líquido subiu 41,1% para € 645 milhões (3º trimestre de 2015: € 457 milhões). Os ganhos por pré pré-excepcionais no terceiro trimestre de 2017 foi de -11,2% para € 1,51 (3º trimestre de 2016: € 1,70).

Em 30 de setembro de 2017, a Merck reduziu sua dívida financeira líquida, decorrente predominantemente da aquisição da Sigma-Aldrich, para € 10,5 bilhões (31 de dezembro de 2016: € 11,5 bilhões). Nesta data, a empresa tinha quase 53 mil funcionários em todo o mundo.

A Merck gerou crescimento orgânico nos primeiros nove meses de 2017. No período de janeiro a setembro de 2017, as vendas líquidas do Grupo Merck aumentaram 2,5% para € 11,5 bilhões (janeiro a setembro de 2016: € 11,2 bilhões). Esse aumento deveu-se ao crescimento orgânico de 3,2%das vendas . Os efeitos cambiais ligeiramente negativos reduziram as vendas do Grupo em -0,2% no período de nove meses. De janeiro a setembro de 2017, os EBITDA pré-excepcionais do grupo Merck de € 3,4 bilhões estiveram no nível do ano anterior (janeiro-setembro de 2016: € 3,4 bilhões). Os ganhos por ação pré-excepcionais subiram ligeiramente 1,3%, para € 4,85 nos primeiros nove meses de 2017 (janeiro-setembro de 2016: € 4,79).

Healthcare investe no crescimento futuro

No terceiro trimestre de 2017, o setor de Healthcare gerou forte crescimento de vendas orgânicas (5,8%) em meio a impactos cambiais negativos de -3,4% e efeito negativo de carteira de -1,2%. Conseqüentemente, as vendas líquidas de saúde cresceram no terceiro trimestre em 1,2% e somaram € 1,7 bilhão (3º trimestre de 2016: € 1,7 bilhão).

A droga para esclerose múltipla Rebif teve queda nas vendas orgânicas de -6,9% no terceiro trimestre. Incluindo vencimentos cambiais de -4,1%, as vendas da Rebif totalizaram € 389 milhões (3º trimestre de 2016: € 436 milhões). No terceiro trimestre, as vendas do medicamento oncológico Erbitux cresceram, chegando a € 207 milhões, ligeiramente inferiores ao mesmo período do ano anterior (3º trimestre de 2016: € 219 milhões). Isso foi atribuído à queda das vendas orgânicas de -1,6% motivada pela concorrência e -3,6% a fatos extraordinários. Com € 169 milhões, as vendas do Gonal-f, o principal hormônio usado no tratamento da fertilidade, foram inferiores ao nível do ano anterior (3º trimestre de 2016: € 182 milhões). O declínio das vendas orgânicas de -3,9% foi atribuído principalmente à América do Norte e à Europa.

O negócio Consumer Health, para o qual a Merck está atualmente examinando estratégias, as opções anunciadas em 5 de setembro geraram crescimento de vendas orgânicas de dois dígitos (11%) no terceiro trimestre. Em particular, as principais marcas estratégicas globais Neurobion, Dolo-Neurobion e Femibion ​​contribuíram para o crescimento orgânico em todas as principais regiões de vendas.

No terceiro trimestre, os EBITDA pré-excepcionais do setor Healthcare diminuiu consideravelmente (-19,9%), chegando a € 453 milhões (3º trimestre de 2016: € 565 milhões). Isto deveu-se principalmente a maiores investimentos no pipeline de pesquisa e desenvolvimento, bem como ao aumento das despesas de comercialização e lançamentos dos medicamentos recém-aprovados: Mavenclad, na Europa, e Bavencio, na Europa e nos Estados Unidos. No terceiro trimestre, a margem EBITDA pré-excepcionais de Healthcare diminuiu para 26,5% (3º trimestre de 2016: 33,5%).

Life Science relata crescimento orgânico em todas as unidades de negócio

O setor de negócios Life Science gerou crescimento orgânico de vendas de 4,8% no terceiro trimestre. Incluindo crescimento de carteira de 0,4%, bem como efeitos cambiais negativos de -3,9%, as vendas aumentaram 1,3% para € 1,4 bilhão (3º trimestre de 2016: € 1,4 bilhão). Todas as unidades de negócios da Life Science contribuíram para o aumento positivo das vendas orgânicas.

A unidade de negócios Process Solutions, que comercializa produtos para toda a cadeia de valor da produção farmacêutica, apresentou forte crescimento de vendas orgânicas no terceiro trimestre (5,2%). O principal motor foi a crescente demanda por produtos e serviços de uso único. No entanto, a demanda de contas estratégicas globais foi um pouco mais suave devido às expectativas de negócios desses clientes. A unidade de negócios Research Solutions, que fornece produtos e serviços para apoiar pesquisas de Life Science para laboratórios de pesquisa farmacêutica, biotecnológica e acadêmica, promoveu crescimento de vendas orgânicas de 4%. A unidade beneficiou-se particularmente das vendas via plataforma de comércio eletrônico disponibilizada pela integração da Sigma-Aldrich, que continua a ser realizada conforme previsto.

As vendas de Applied Solutions, que serve laboratórios de testes clínicos e de diagnóstico, bem como as indústrias de alimentos e meio ambiente, gerou um crescimento orgânico significativo de 5,2%.

O EBITDA pré-excepcionais do setor de negócios Life Science aumentou no terceiro trimestre em 0,5%, para € 426 milhões (3º trimestre de 2016: € 424 milhões s). A margem EBITDA pré-excepcionais de Life Science caiu ligeiramente para 30,2% (3º trimestre de 2016: 30,5%).

Performance Materials se beneficia de seu portfólio diversificado de negócios

No terceiro trimestre, Performance Materials registrou uma ligeira queda nas vendas orgânicas de -1,5%. Os efeitos da taxa de câmbio diminuíram as vendas adicionais em 3,8%. Em geral, as vendas do setor de Negócios de Performance Materials diminuíram -5,3% para € 611 milhões (3º trimestre de 2016: € 645 milhões).

O declínio nas vendas no terceiro trimestre refletiu o negócio com tecnologias de cristal líquido e foi causado pela normalização em curso das cotas de mercado excepcionalmente altas no passado recente, bem como as quedas de preços usuais neste setor. No entanto, nossa tecnologia UB-FFS, inovadora e econômica, alcançou crescimento de dois dígitos. A unidade de negócios de Materiais de Circuitos Integrados gerou crescimento orgânico forte, conduzido em particular pelo negócio com dielétricos e materiais de deposição para produção de chips. A unidade de negócios Pigments & Functional Materials gerou um crescimento orgânico saudável no terceiro trimestre. Na unidade de negócios Tecnologias Avançadas, a maior demanda por materiais OLED levou a taxas de crescimento de dois dígitos nas vendas líquidas.

Os EBITDA pré-excepcionais de Performance Materials caíram no terceiro trimestre em -11,7% para € 249 milhões (3º trimestre de 2016: € 282 milhões). Com uma margem de EBITDA pré-excepcional de 40,7%, a rentabilidade da Performance Materials foi a mais alta entre os três setores de negócios (3º trimestre de 2016: 43,7%).

Merck confirma perspectivas para 2017

Para todo o ano, a Merck continua a prever um crescimento leve e moderado das vendas orgânicas em relação ao ano anterior. Desde o nosso relatório sobre o segundo trimestre, o euro continuou a apreciar o dólar americano e várias moedas do mercado emergente. As vendas líquidas do Grupo Merck em 2017 provavelmente estarão no limite inferior da faixa anteriormente segmentada de € 15,3 bilhões a € 15,7 bilhões devido às expectativas de câmbio alteradas. A Merck mantém o corredor de EBITDA pré-excepcionais do Grupo em € 4,4 bilhões para € 4,6 bilhões. No entanto, devido ao ambiente de taxa de câmbio geralmente mais difícil desde o relatório no segundo trimestre, a empresa assume que os EBITDA pré-excepcionais para 2017 também estarão na parte inferior desta faixa.

Previsão para FY 2017

€ million

Vendas Líquidas

EBITDA pre

Lucro por ação

exceptionals

pré-excepcionais

Merck Group

15,300 – 15,700

~4,400 – 4,600

€ 6,15 – € 6,50

Healthcare

- Crescimento orgânico leve - efeito do portfólio devido ao desinvestimento do negócio no Paquistão

~ 1,900 – 2,000

Life Science

- Crescimento sólido das vendas orgânicas - ligeiramente acima do esperado crescimento de mercado de aproximadamente 4% p.a.

~ 1,780 – 1,850

Performance Materials

Declínio orgânico ligeiro a moderado nas vendas

~ 950 – 1,050

Corporativo e outros

~-300 – -350

Sobre o Grupo Merck

A Merck é uma empresa de ciência e tecnologia líder nos setores de Cuidados com a Saúde, Life Science e Performance Materials. Cerca de 50 mil funcionários trabalham para desenvolver tecnologias que melhorem e aumentem a vida - de terapias com biofarmacêuticos para tratar o câncer ou esclerose múltipla, sistemas de ponta para a pesquisa científica e de produção, a cristais líquidos para smartphones e televisores LCD. Em 2016, a Merck obteve faturamento de € 15 bilhões em 66 países.

Fundada em 1688, a Merck é a empresa farmacêutica e química mais antiga do mundo. A família fundadora continua a ser a acionista majoritária do grupo de empresas de capital aberto. A Merck detém os direitos globais do nome e da marca da Merck em todo o mundo, exceto no Canadá e nos Estados Unidos, onde a empresa é conhecida como EMD Serono, EMD Millipore e EMD Performance Materials. Para saber mais, acesse www.merck.com.br

Código de segurança
Atualizar