Brasil, 23 de Novembro de 2017

• Escrito por  Welton Ramos
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Ação em parceria com diversos institutos de pesquisa e fiscalização traz painéis de discussão sobre corrupção e seus impactos sociais, políticos e econômicos

A corrupção é um dos principais temas de discussão da sociedade atual. Não apenas figuras intelectuais, mas também o cidadão comum, têm questionado suas consequências diariamente, criando uma postura social mais rígida no que tange a esse assunto. Não é a toa que tantas instituições sem fins lucrativos surgem e se reúnem para buscar soluções para esse problema político, econômico e social. Justamente por isso é que ocorre no próximo 31 de outubro, o 1º Fórum de Controle da Corrupção. O evento trará três painéis durante o dia, onde membros da academia e do direito irão discutir a corrupção e seu impacto. A ação reúne o IBDEE - Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial, o Instituto Não Aceito Corrupção, o INSPER, o Instituto Palavra Aberta e o IRELGOV - Instituto de Relações Governamentais. O debate é aberto ao público e gratuito.

O IBDEE, que encabeça a ação, é uma instituição sem fins lucrativos que visa refletir o direito e a ética para contribuir para a integridade dos negócios e aprimorar a relação entre empresários e poder público. “Entendemos que a postura de ética elevada e cumprimento da lei partem de uma maior compreensão da sociedade, dentro da iniciativa privada e pública, e por isso a pesquisa e discussão de temas como esse são fundamentais para a nossa sociedade”, conta Rodrigo Bertoccelli, presidente e um dos fundadores do IBDEE.

Além do IBDEE, participarão do evento outras três instituições. O Instituto Não Aceito Corrupção é uma associação apartidária que surgiu de um grupo de cidadãos que viu na crise política instalada a partir de junho de 2013, uma oportunidade para transformar indignação em esforços estruturados para o enfrentamento da corrupção. O Insper é uma instituição de ensino superior e pesquisa sem fins lucrativos focada na geração de conhecimento nas áreas de administração, economia, direito e engenharia. O Instituto Palavra Aberta busca promover a liberdade de expressão e informação manifestada na liberdade de imprensa, na liberdade de expressão comercial e na livre iniciativa. Já o IRELGOV é um instituto de relações governamentais criado com o objetivo de elevar o grau de profissionalismo, competência e padrões éticos dos profissionais de relações governamentais.

Os painéis serão: “Avaliação dos 25 anos da Lei de Improbidade Administrativa: desafios por vencer”, “O papel da mídia no controle da corrupção: quais os limites”, e “Os acordos em matéria de corrupção: quais os impactos econômicos no setor privado”. Cada um deles contará com grandes nomes do direito e da academia no país em um evento das 13h30 às 18h20. “É de suma importância a união de todas essas instituições que buscam combater a corrupção e trazer liberdade e melhores práticas a diversos setores, para que se busque compartilhar conhecimento e incentivar práticas que visem uma evolução da nossa sociedade em condutas que possa banir a corrupção de nosso país”, finaliza Bertoccelli.

1º Fórum de Controle da Corrupção

Data e hora: 31 de outubro de 2017, das 13h30 Às 18h20

Local: Auditório Steffi e Max Perlman – Insper - Rua Quatá, 300, Vila Olímpia - São Paulo / SP - Estacionamento Rua Uberabinha, s/n

Cronograma e mais informações: https://www.insper.edu.br/agenda-de-eventos/etica-midia-e-transparencia-os-desafios-atuais-no-combate-a-corrupcao/

Sobre o Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial:: http://www.ibdee.org.br / (11 ) 2679-4234

O IBDEE é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de refletir o Direito como meio de contribuir para a integridade dos negócios e com a adequada relação dos empresários com o poder público, no sentido de um maior comprometimento ético dos agentes empresariais e políticos, ao mesmo tempo em que se incentiva o desenvolvimento econômico sustentável.

Código de segurança
Atualizar