Brasil, 28 de Setembro de 2016

Lixo no esgoto: certo e errado

• Escrito por  MR Comunicação Estratégica
  • Publicado em Demais

Descarte incorreto pode ocasionar problemas de saúde e para o meio ambiente

O descarte incorreto de produtos em ralos e pias pode trazer uma série de problemas à saúde e ao meio ambiente. Alguns desses lixos, se jogados na água, dificultam a limpeza durante o tratamento de esgoto, essencial para proteção da saúde pública e preservação do meio ambiente.

Agnes Tezotto, coordenadora do laboratório da Companhia de Saneamento de Jundiaí (CSJ) explica que jogar produtos inflamáveis, remédios, tintas, óleo de cozinha, absorventes e preservativos nos ralos, pias ou vasos sanitários são atitudes incorretas, mas ainda constantes. “Infelizmente esses lixos que deveriam ser descartados em locais específicos chegam à ETEJ e podem reduzir a eficiência do tratamento” , explica.

Na outra ponta, o tratamento adequado reduz os índices de doenças causadas por águas contaminadas, gerando uma qualidade de vida melhor. Além disso, remove substâncias que poderiam contaminar os rios e provocar a morte de organismos aquáticos. “O objetivo da CSJ é tratar todo o esgoto do município, reduzindo o impacto da poluição no rio”, diz.

E a população pode fazer sua parte com ações mais simples do que se imagina. Por exemplo: deve-se dar preferência a produtos de limpeza biodegradáveis. “Lembrando que não é a quantidade de espuma que indica sua a ação do produto de limpeza. A utilização em excesso pode inclusive ocasionar formação de espumas no processo de tratamento do esgoto”.

Agnes explica ainda que o esgoto passa por interceptores e emissário até chegar à Estação. Depois passa por alguns processos de eliminação de resíduos até ser lançado novamente no rio Jundiaí. Como o sistema é biológico, produtos biodegradáveis são reduzidos mais facilmente pelas bactérias.

Sobre CSJ

Fundada em 1996, a Cia Saneamento de Jundiaí (CSJ) construiu a Estação de Tratamento de Esgotos de Jundiaí (ETEJ), com o objetivo de tratar todo o esgoto de Jundiaí. A meta foi atingida e hoje todo o esgoto coletado pela DAE S/A recebe tratamento e destinação adequados, garantindo um saneamento de qualidade e respeitando o meio ambiente. Além disso, o lodo produzido no processo é reciclado e beneficia a agricultura, sendo usado em culturas que não são de consumo direto da população.

A CSJ foi contratada em uma concorrência pública pela menor tarifa e passou a tratar o esgoto doméstico e industrial da cidade de Jundiaí, procurando sempre aprimorar sua operação, além de desenvolver projetos sociais de profissionalização, educação e conscientização.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish