Brasil, 22 de Outubro de 2017

Sociedade Brasileira de Dermatologia capacita monitores de parques estaduais urbanos

• Escrito por  Lilas Comunicação
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Eles vão receber treinamento para orientar crianças – e adultos! – sobre as boas práticas em exposição solar. A iniciativa faz parte da Campanha Sol, Amigo da Infância, projeto de ação social que busca difundir a aquisição de hábitos saudáveis quando o assunto é fotoproteção.

Na próxima quarta-feira, 18 de outubro, 20 monitores dos parques estaduais urbanos de São Paulo participarão de uma oficina promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo (SBD-RESP). O objetivo é orientá-los sobre a importância do uso do protetor solar sempre que houver exposição ao sol, para que sejam propagadores da informação especialmente para as crianças frequentadoras dos 11 parques urbanos sob gestão da Coordenadoria de Parques Urbanos da Secretaria estadual de Meio Ambiente.

A iniciativa faz parte da Campanha Sol, Amigo da Infância, lançada pela SBD-RESP em 2013. Projeto de ação social educativo e preventivo, a Campanha busca difundir a aquisição de hábitos saudáveis em exposição solar para crianças em idade escolar, entre 5 e 10 anos de idade.

Por entender que o mundo virtual é uma realidade cada vez mais presente no universo infantil, a Campanha ganha agora novos contornos com a ampliação do projeto para as plataformas digitais. Para tal, a SBD-RESP desenvolveu aplicativo que contém um jogo interativo e um livro digital, dirigido a agentes educativos e gestores de escolas e parques, para uso pedagógico com as crianças.

“A campanha já está nas escolas, mas a ideia destas oficinas é aproveitar a chegada da Primavera e o Mês das Crianças para transportar a Campanha para ambientes abertos, como os parques urbanos”, revela Sérgio Schalka, vice-presidente da SBD-RESP e coordenador da Campanha.

Durante a oficina, que acontecerá no Parque Villa Lobos, zona Oeste da capital, os monitores terão a oportunidade de baixar o aplicativo e explorar o jogo, ao mesmo tempo em que serão orientados sobre a importância e a maneira correta de uso do protetor solar.

A oficina terá duração de duas horas e é totalmente gratuita. Os participantes, porém, deverão contar com seus smartphones, tablets ou notebooks para incorporar o material didático aos seus dispositivos. Imprescindível conectividade com a Internet.

Além desta, outras oficinas do gênero serão aplicadas entre grupos de escoteiros, organizações não governamentais e associações em geral, durante os meses de outubro e novembro. “A agenda, porém, está aberta para outras entidades que queiram saber mais sobre fotoproteção e/ou propagar a informação e a Campanha. Basta entrar em contato conosco”, explica o coordenador.

Vale lembrar que as escolas ainda podem inscrever seus educadores e colaboradores no concurso Sol, Amigo da Infância, que premiará os melhores projetos dos professores que engajarem seus alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, bem como a comunidade escolar na Campanha. As crianças também poderão participar inscrevendo seus desenhos e trabalhos no concurso cultural do projeto.

Saiba mais em www.solamigodainfancia.com.br

Sobre a SBD-RESP

Fundada em 1970, a Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional do Estado de São Paulo (SBD-RESP) é uma entidade médica, sem fins lucrativos, criada para fomentar a pesquisa, o ensino e o aprimoramento científico da Dermatologia como especialidade médica. Atualmente reúne cerca de 2750 dermatologistas associados e os serviços credenciados, que são constituídos por hospitais com cursos de especialização em Dermatologia (residência médica e/ou estágio) certificados pela SBD Nacional, que tem sede no Rio de Janeiro (RJ).

Além de idealizadora da Campanha Sol, Amigo da Infância, a SBD-RESP também organiza uma série de eventos de ensino e de reciclagem, entre eles, os tradicionais Cursos de Educação Médica Continuada em Dermatologia (CEMC-D), Jornadas e, no final de cada ano, a Reunião Anual dos Dermatologistas do Estado de São Paulo (RADESP).

Código de segurança
Atualizar