Brasil, 22 de Outubro de 2017

Psoríase Brasil lança Frente Parlamentar no Congresso Nacional durante Campanha do Dia Mundial 2017

• Escrito por  Bruna Ribeiro
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

A Associação Nacional de Pacientes com Psoríase – Psoríase Brasil – liderou a criação da Frente Parlamentar Mista pela Causa da Psoríase e Artrite Psoriásica no Congresso Nacional, contando com o apoio de parlamentares ligados à saúde e com a parceria daSociedade Brasileira de Dermatologia - SBD. A Frente Parlamentar tem como objetivos gerais o aperfeiçoamento da legislação e a implementação de políticas públicas nacionais que visem a melhoria do atendimento e do acesso ao diagnóstico e ao tratamento à doença por parte do SUS e dos convênios particulares, e demais ações em prol dos pacientes com psoríase. De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS -, a psoríase é um problema de saúde pública e cerca de 5% da população mundial sofre com a doença. No Brasil, estima-se que são mais de cinco milhões de pessoas com a enfermidade.

A instalação da Frente Parlamentar Mista pela Psoríase e Atrite Psoriásica será realizada em 19 de outubro, na Câmara dos Deputados, em Brasília, como uma das atividades da Campanha Nacional pelo Dia Mundial da Psoríase 2017, estabelecido pela OMSa ser celebrado internacionalmente em 29 de outubro. Pelo terceiro ano consecutivo, a Psoríase Brasil estará no Congresso Nacional promovendo campanha de conscientização e sensibilização dos parlamentares e do público. Dias 18 e 19 deste mês, a presidente da Psoríase Brasil, Gládis Lima, e sua equipe, estarão no Espaço Mário Covas da Câmara dos Deputados distribuindo materiais informativos, projetando vídeos sobre a doença e as dificuldades enfrentadas diariamente pelos pacientes, e convocando parlamentares para aderirem à causa. Como mote da Campanha, a Associação apresentará dados sobre a baixa qualidade de vida dos pacientes com psoríase.

O lançamento da Frente Parlamentar é resultado do trabalho contínuo executado pela entidade no Congresso Nacional. “A partir de nossas atividades em busca de políticas públicas voltadas ao pacientes de psoríase, conhecemos deputados e senadores preocupados com a causa da saúde que se sensibilizaram com o tema. Este ano avançamos na Campanha do Dia Mundial da Psoríase e vamos marcar a data com a instalação da Frente Parlamentar Mista pela Causa da Psoríase e Artrite Psoriásica”, comemora Gládis Lima. O evento de instalação será em 19/10, das 8h às 10h, no Restaurante Escola Senac Gastronomia, no Anexo IV da Câmara dos Deputados. AFrente Parlamentar tem como presidente o Deputado Dr. Sinval Malheiros, na vice-presidência a Deputada Carmen Zanotto e o Senador Álvaro Dias, e como Secretário-Geral o Deputado Dr. Jorge Silva.

Dados sobre Psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, sistêmica, de base genética, não contagiosa, geralmente aparece nos joelhos, cotovelos, unhas, mãos, pés e couro cabeludo, podendo atingir todo o corpo. A manifestação ocorre com mais incidência entre 20 e 40 anos, mas também pode se manifestar em outras faixas-etárias. Pessoas com psoríase têm mais chance de desenvolver artrite psoriásica, causando mutilações e desfiguração. Diabetes, Doença de Crohn, doenças cardiovasculares, obesidade e depressão são comumente diagnosticadas nos pacientes com psoríase. É considerada pela OMS como um problema de saúde pública.

Sobre a Psoríase Brasil

A Associação Nacional Psoríase Brasil é uma entidade civil sem fins lucrativos que congrega associações regionais brasileiras de pacientes com Psoríase. Criada em 2000, a Psoríase Brasil foi oficializada em 2010 e, desde então, passou a ter representatividade nacional e internacional. A Associação tem como parceira a SBD e em 2016 constituiu seu Comitê Científico composto por médicos dermatologistas especializados em psoríase. A entidade atua em todo o País, tem sede administrativa em Porto Alegre (RS) é membro de entidades internacionais como a IFPA - Federação Internacional das Associações de Psoríase -, Latinapso - Rede Latino-Americana de Psoríase - e IAPO - Internacional Alliance of Patient's Organizations.

A Associação realiza trabalho de advocacy em prol dos pacientes e pela implementação da Resolução da OMS que, em maio de 2014, reconheceu a psoríase como uma doença grave, incapacitante, não transmissível, dolorosa, desfigurante e para a qual não existe cura. APsoríase Brasil está constantemente lutando pela atualização dos Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas – PCDT – para que o Ministério da Saúde inclua nas políticas públicas nacionais medicamentos mundialmente comprovados ao tratamento de psoríase. Em 2017 entidade fez forte campanha para a inclusão de tratamentos imunobiológicos na Consulta Pública da Agência Nacional de Saúde – ANS - de atualização do Rol de Procedimentos em Saúde. Como a solicitação foi negada pela ANS com argumentos não satisfatórios nem à Psoríase Brasil e nem à SBD, segue a batalha por sua inclusão.

Código de segurança
Atualizar