Brasil, 23 de Outubro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Por meio de cartas, estudantes de Santo Ângelo (RS) preservam memória da cidade e trocam conhecimentos com alunos de Açailândia (MA)

  • Escrito por  Myrian Vallone
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Após a troca de cartas, os estudantes gaúchos e maranhenses mantiveram contato por meio de grupos criados por eles em redes sociais

Contar novidades por meio de uma carta e esperar dias pela resposta. O que parece uma situação distante dos dias atuais se tornou realidade entre grupos de alunos gaúchos e maranhenses. Com o intuito de preservar a memória da cidade onde vivem, alunos e alunas do 1º ano do ensino médio do Colégio Estadual Pedro II, em Santo Ângelo (RS), criaram o projeto ‘Jovens Narradores: histórias que inspiram transformações’, no qual, por meio de cartas, trocam conhecimentos com jovens de Açailândia (MA). A iniciativa foi um dos destaques do Desafio Criativos da Escola.

Tudo começou quando os estudantes gaúchos assistiram ao filme ‘Narradores de Javé’, que mostra como os moradores do vilarejo de Javé decidiram eternizar, no papel, a história do local para que não fosse inundado pelas águas de uma hidrelétrica. Depois da sessão, os jovens começaram a pensar em formas de preservar a memória de Santo Ângelo, reconhecido na região por possuir ruínas de um dos Sete Povos das Missões, aldeamentos fundados por jesuítas espanhóis no século XVII. Assim, em 2016, os alunos revisitaram narrativas de sua própria cidade e as contaram em cartas que passaram a ser trocadas com os alunos maranhenses de Açailância.

A troca de correspondências permitiu aos jovens conhecerem experiências e costumes completamente diferentes dos seus, resultando em um rico intercâmbio de conhecimentos e repertórios sobre realidades de pontos extremos do país. No caso dos alunos gaúchos, o projeto trouxe ainda um sentimento de pertencimento em relação à escola e ao município, o que fez com que se engajassem em outras causas sociais, como articular um encontro com autoridades locais para pensarem em uma campanha em prol da despoluição do Rio Itaquarinchim, que corta Santo Ângelo.

Os 11 projetos selecionados na 3ª edição do Desafio Criativos da Escola serão divulgados na primeira quinzena de novembro deste ano. Realizada pelo programa Criativos da Escola, do Alana, a premiação irá reconhecer iniciativas que mais se destacarem por seu protagonismo infanto-juvenil e impacto social, e levará três estudantes e um educador de cada grupo para uma viagem ao Rio de Janeiro (RJ). Pelo segundo ano consecutivo, o Desafio conta com o apoio do programa Parceria Votorantim pela Educação, do Instituto Votorantim, nos 53 municípios onde desenvolve suas atividades.

Sobre o Alana

O Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Alana é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::