Brasil, 23 de Outubro de 2017

Em tempos de violência na cidade, monge indiano, discípulo de Amma, líder espiritual e humanitária reconhecida pela ONU, vai celebrar a paz em evento gratuito no Rio de Janeiro

• Escrito por  Rebecca Ramos
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Abraçando o mundo com Swami Ramakrishnananda Puri será no próximo dia 22, no Flamengo

Uma pausa na correria do dia a dia para relaxar, refletir, meditar e cantar. Às vezes é disso que precisamos para encontrar soluções para problemas que parecem difíceis, mas, que na verdade, só precisam de atenção e de paz de espírito para serem solucionados. Para quem está precisando deste “intervalo”, a dica é participar do Abraçando o Mundo com Swami Ramakrishnananda Puri, monge indiano, discípulo de Amma, uma das principais líderes espirituais e humanitárias do mundo, reconhecida pela ONU. Amma é mundialmente conhecida pelas ações sociais que desenvolve, trazendo conforto espiritual e material às pessoas. Para se ter ideia, Amma tem mais de 6,5 milhões de fãs só no Facebook. O povo brasileiro é o segundo que mais segue a líder na rede social, só perdendo para a Índia.

O encontro gratuito com Swami, que terá tradução simultânea, será no próximo dia 22 de outubro (domingo), às 18h30, no IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil), no Flamengo. Para participar, é preciso fazer o pré-cadastro em https://goo.gl/TRoiMn. Na edição passada, mais 500 pessoas destinaram parte do seu tempo para momentos de espiritualidade. O evento deste ano promete muita meditação, troca de conhecimento e música com os famosos cantos devocionais indianos, os Bhajans. A programação inclui ainda uma cerimônia védica e milenar conhecida por Puja - Homa, realizada no Ashram de Amma, na Índia, além de uma sessão de perguntas e respostas. E para completar toda a imersão na cultura indiana, os participantes poderão apreciar a culinária indiana.

Marcos Rocha, diretor da Amma-RJ, explica que Swami vai compartilhar suas experiências ao redor do mundo, com mensagens de paz e de respeito ao próximo. “Ele também não se nega em opinar sobre os diferentes conflitos ocorridos na atualidade, que envolvem intolerância religiosa, discursos de ódio, fatores políticos, econômicos, raciais e sociais”, diz. Os convidados terão a oportunidade de conhecer o trabalho da ETW (Embrancing The Word), rede global de organizações e ações sociais locais e regionais que nasceu na Índia a partir dos projetos de ações sociais conduzidos por Amma. Presente em mais de 40 países ao redor do mundo, a ETW tem o objetivo de atender os necessitados em todo o mundo em alimentação, habitação, educação, cuidados de saúde e de subsistência. "No mundo de hoje, as pessoas experimentam dois tipos de pobreza: a pobreza causada pela falta de alimentos, roupas e abrigo, e a pobreza causada pela falta de amor e compaixão. Destes dois, o segundo tipo precisa ser considerado em primeiro lugar porque se temos amor e compaixão em nossos corações, então vamos sinceramente servir aqueles que sofrem de falta de alimentos, roupas e abrigo”, defende Amma.

Perfil Swami Ramakrishnananda Puri

Nascido em uma família ortodoxa brahmin, Swami Ramakrishnananda Puri completou o curso universitário e foi trabalhar no Banco do Estado, que ficava a 32km do Ashram de Amma, em Kerala. Em 1978, decidiu conhecer a líder espiritual e humanitária Amma, na esperança de que ela pudesse ajudá-lo a conseguir sua transferência para perto da família. No primeiro encontro, ficou encantado com sua divindade e amor, que esqueceu o motivo de sua visita. Desde 1987, ele tem acompanhado Amma em suas viagens pelo mundo. Com humor característico e exemplos vivos, Swami tem uma maneira única de compartilhar experiências e conhecimentos espirituais. Atualmente, passa a maior parte de seu tempo visitando Ashrams e centros da Amma ao redor do mundo. É reconhecido pelas várias obras de caridade na Índia e por seguir compartilhando mensagens de amor e compaixão da líder espiritual. É autor de nove livros, alguns traduzidos em português e que estarão à venda no evento, além de ser o responsável por orientar todo o movimento da Amma no Brasil.

Perfil Amma

Mata Amritanan-Damayi, ou Amma — como é chamada mundialmente — nasceu em Kerala, uma aldeia de pescadores ao sul da Índia. É reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma importante líder espiritual. Da própria ONU, ela recebeu muitos prêmios por seu trabalho humanitário, entre eles o prêmio a não-violência "Gandhi King”. Além disso, concluiu o doutorado da Universidade de NY. Outro grande marco na história de Amma foi o compromisso junto ao Papa Francisco em combater o tráfico de pessoas. Na Índia, Amma comanda uma gigantesca obra social, incluindo sua fundação a Mata Amritanandamayi Math, que foi considerada como “a única organização não-governamental capaz de promover um esforço humanitário completo em larga escala”. Trata-se de uma imensa rede de atendimento gratuito com modernos hospitais, clínicas, orfanatos, farmácias ambulantes, asilos, creches, pensão para viúvas, construção de casas populares, entre outros programas de combate à pobreza que beneficiam milhões de indianos das classes menos favorecidas. Outra marca da missão da Amma é o auxílio às vítimas de catástrofes naturais, como terremotos, enchentes e maremotos. São acontecimentos que costumam registrar milhares de perdas humanas, além de um prejuízo material incalculável.

SERVIÇO:
Evento: Abraçando o Mundo com Swami Ramakrishnananda Puri (Gratuito)
Data: 22 de outubro (domingo)
Local: IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil)
Endereço: Beco do Pinheiro , 10, esquina com a Rua 2 de dezembro, 41, Flamengo.
Referência: fica a 5 minutos à pé da estação do metrô Largo do Machado. Para quem vai de carro, pode estacionar na empresa SP Park, na Rua 2 de dezembro, 38, em frente ao IAB. A empresa cobrará R$ 10 pela permanência de todo o período.
Pré-cadastro: https://goo.gl/TRoiMn

Código de segurança