Brasil, 23 de Outubro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

13 DE OUTUBRO – Há 109 anos uma descoberta mudava o mundo

  • Escrito por  Chico Damaso
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Haber-Bosch: O Processo Responsável

por Alimentar Muita Gente Neste Planeta

Quando falamos sobre uma invenção que mudou a história da humanidade e que atualmente garante a subsistência alimentar de cerca de 50% da população mundial, as pessoas provavelmente imaginam obras de grande porte, como geradores de energia, máquinas siderais ou novos tratamentos na área da saúde e medicamentos, entre outras... Poucas associam a qualidade de vida e a sobrevivência da humanidade à produtividade agrícola e ao fornecimento de alimentos saudáveis permitida pela descoberta do processo Haber- Bosch.

Um trabalho publicado em 1908 pelo químico alemão Fritz Haber descreve uma técnica para obtenção da amônia a partir da combinação do nitrogênio do ar atmosférico e do hidrogênio e de fatores como altas temperaturas e pressão. Este documento permitiu que, poucos anos depois, seu conterrâneo, o engenheiro metalúrgico Carl Bosch, transformasse a possibilidade teórica em realidade prática, inaugurando uma nova fase na agricultura e na indústria. Pelas descobertas, ambos foram contemplados com o Prêmio Nobel de Química – Haber em 1918 e Bosch em 1931.

Para Dr. Luís Ignácio Prochnow, Engenheiro Agrônomo, Diretor do International Plant Nutrition Institute no Brasil e ex-Coordenador Técnico da Nutrientes Para Vida (NPV), as contribuições da síntese da amônia para a produção agrícola têm grande relevância, e o processo pode ser considerado uma das mais importantes invenções do século 20. “A amônia é precursora dos fertilizantes nitrogenados, que são essenciais para a produção de alimentos no mundo e, consequentemente, para alimentar a população e nutrir adequadamente seres humanos e animais. Estima-se que metade da população mundial sobreviva graças ao desenvolvimento do processo Haber-Bosch e da produção da amônia. Sem os fertilizantes nitrogenados não haveria condições de produzir a quantidade de alimentos necessária para alimentar a população atual no mundo, que está em torno de 7,3 bilhões de pessoas, e com tendência de atingir 9 ou 10 bilhões por volta de 2050”, explica Dr. Prochnow.

Como todos os seres vivos, as plantas precisam de nutrientes para se desenvolver, reproduzir e completar o ciclo de vida. O nitrogênio, um dos nutrientes mais utilizados no mundo, é fator essencial para a produtividade e a lucratividade da atividade agrícola.

“Precisamos fornecer o nitrogênio e a planta precisa absorvê-lo. Nesse processo, é preciso adequar a oferta do nutriente às necessidades da cultura com a aplicação dos princípios do manejo de nutrientes 4C, ou seja, utilizar a fonte correta, na dose correta, no local correto e na época correta, para assegurar o ótimo crescimento da planta, o que contribui para a rentabilidade da agricultura e a minimização dos efeitos adversos ao ambiente. O nitrogênio é um elemento essencial, que participa de inúmeros processos na fisiologia e no metabolismo da planta e é necessário, sem dúvida, adicioná-lo na maior parte dos solos para o benefício do agricultor, da agricultura e da nossa população”, conclui o especialista.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::