Brasil, 18 de Outubro de 2017

Equinix adquire Data Center da Zenium, em Istambul, e da Itconic, na Península Ibérica

• Escrito por  Luísa Pinheiro
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Instalações de última geração oferecem à Equinix capacidade e interconexão adicionais na Europa

Equinix, Inc. (Nasdaq: EQIX), a empresa global de interconexão e de data center, anunciou a compra da divisão de data centers da Zenium em Istambul. A aquisição, firmada junto aos acionistas, se deu em uma transção financeira de US$ 93 milhões. O data center da Zenium gera atualmente cerca de US$ 2,5 milhões de receita anual. A aquisição foi assinada e concluída em 6 de Outubro de 2017.

O data center, que será renomeado de Equinix IS2, fortalecerá ainda mais a posição da Equinix na Europa, juntamente com a recente aquisição da Itconic, líder em provedor de soluções de data center, conectividade e infraestrutura em nuvem, na Espanha e em Portugal, transação que envolveu US$ 259 milhões e incluiu cinco data centers em Madri, Barcelona, Sevilha e Lisboa.

Como a maior área metropolitana da Turquia, Istambul atua como gateway estratégico entre a Europa e a Ásia, com fundamental importância econômica e geopolítica. O IS2 oferece à Equinix uma importante capacidade e rota de desenvolvimento que permite que a empresa atenda à crescente demanda por serviços de colocation e interconexão na Turquia.

“A evolução dinâmica da tecnologia digital está rompendo a maneira como negócios são realizados em todos os setores, forçando as empresas a inventar novos modelos de negócios centrados em informações. Esses modelos de negócios dependem de interconexão e arquitetura de TI distribuída geograficamente. À medida em que a economia turca continua a se desenvolver, Istambul se tornará um polo cada vez mais importante para a conectividade e a infraestrutura de tecnologia, e este novo campus ajudará a Equinix a atender essa demanda dos clientes por meio de nossa base global de clientes”, conta Eric Schwartz, Presidente da Equinix na região da EMEA.

De acordo com o Fundo Monetário Internacional, a Turquia possui o 17º maior PIB nominal mundial[1] e população de aproximadamente 80 milhões de pessoas. A aquisição da IS2 amplia a capacidade da Equinix em proporcionar às empresas turcas a conectividade direta e segura necessária para a expansão de seu alcance global em mercados novos e existentes. A Equinix opera atualmente uma única instalação - IS1 - em Istambul, e possui 67 data centers International Business Exchange™ (IBX®) nas regiões da Europa e Oriente Médio, localizados em 18 áreas metropolitanas, em 13 países.

A compra dos negócios da Zenium inclui um total de 3 edifícios e terrenos. O edifício do data center IS2 está parcialmente equipado; os dois outros edifícios já estão com as estruturas externa e interna preparadas para acomodar o data center. O IS2 oferece para a Equinix 1.500 metros quadrados de espaço de colocation com a capacidade de ampliação para 12.00 metros quadrados e até 22mw de Carga Crítica do Cliente quando estiver completamente instalado - possibilitando a operação de um futuro ambiente de campus.

Existem 10 operadoras, incluindo a Turk Telecom, já presentes no novo data center IS2, fornecendo opções de rede para várias multinacionais, hyperscalers e fornecedores de TI que utilizam Istambul como sede regional ou gateway para mercados na Ásia e no Oriente Médio. Essa conectividade é a base para a adoção da cloud, na medida em que as corporações continuam a aumentar o consumo de TI em termos de serviços relacionados à cloud para potencializar o desempenho dos negócios.

De acordo com o Global Interconnection Index, que mede e prevê o desenvolvimento da velocidade de interconexão, a Europa espera crescer 44% por ano para alcançar 1451 Tbps de capacidade instalada até 2020. O desenvolvimento da Europa será conduzido por uma série de fatores, incluindo a soberania de dados e a necessidade dos negócios europeus em trocar informações com outros negócios na região.

Além disso, Istambul é uma importante rota para cabos submarinos entre a Europa, Ásia e África. Esses sistemas de cabos possibilitam a globalização acelerada de tráfego e consumo de dados, assim como o rápido desenvolvimento de serviços de cloud e on-line. Eles são cada vez mais importantes para setores que dependem de conectividade de baixa latência, como jogos on-line e CDNs - muitos dos quais já são utilizados atualmente em Istambul como polos regionais.

Atualmente, a Equinix opera mais de 180 data centers IBX em 44 mercados, oferecendo aos clientes mais opções de conexão com outros negócios ao redor do mundo na Plataforma Equinix™.

A Slaughter and May atuou como principal consultor jurídico externo para a Equinix. O RBC Capital Markets serviu como assessor financeiro da Zenium.

Recursos Adicionais

· A expansão da Equinix continuará em 2017, de acordo com o crescimento da demanda por interconexão [postagem no blog]

· A Equinix amplia a Digital Edge para as empresas com cinco novos Data Centers e a abertura de 14 expansões em 2017 [comunicado à imprensa]

Sobre a Equinix

Equinix, Inc. (NASDAQ: EQIX) conecta as principais empresas do mundo aos seus clientes, colaboradores e parceiros dentro dos data centers mais interconectados do mundo. Presente em 44 mercados nos cinco continentes, a Equinix é o local em que as empresas se reúnem para identificar novas oportunidades e acelerar suas estratégias de negócios, de TI e de cloud. www.equinix.com.

Código de segurança
Atualizar