Brasil, 21 de Outubro de 2017

• Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Projeto “Santa Leitura” estará em Santa Tereza no próximo domingo

No dia 15 de outubro o projeto é convidado para fazer parte da comemoração da Festa das Padroeiras

No próximo domingo, dia 15 de outubro, a partir de 9h, o “Santa Leitura” estará no Adro da Paróquia de Santa Tereza, em frente à praça Duque de Caxias, em Santa Tereza (Praça de Santa Tereza). Todos estão convidados para um evento especial do Santa Leitura que irá encerrar a quinzena da Festa das Padroeiras realizada pelo Padre Márcio Ribeiro de Souza, pároco da Paróquia de Santa Tereza, parceiro e conselheiro do projeto “Santa Leitura”.

No evento de incentivo à leitura, além de uma infinidade de livros de literatura infantil em português, esta edição contará também com uma biblioteca infantil em inglês. Para auxiliar os pequenos, haverá uma tradutora. Outra novidade será a exposição de livros sacros e raros.

Contando e encantando a manhã do domingo, o evento contará com a presença dos contadores de histórias Helenice Matias, Merces Simões e Agnaldo Sousa. Toda a equipe do “Santa Leitura” estará presente e haverá um grande painel de fotos, relembrando os mais de quatro anos que o projeto permaneceu no bairro.

A entrada é livre e ainda haverá sorteio de livros! Além disso, o projeto aceita doações de livros.

“O projeto é recheado de amor e é uma forma de despertar o interesse pelos livros, pelo conhecimento e tem sido bem correspondido”, destaca Estella Cruzmel, idealizadora do projeto.

Sobre o projeto

O projeto “Santa Leitura” nasceu em 2010, no fundo de uma loja de moda feminina, no bairro Ipiranga, que Estella possuía. “A biblioteca com o nome “Cantinho do Livro” tinha o intuito de prestar um serviço a mais para o cliente e para que eu pudesse ler nas horas vagas”, conta a artista plástica e idealizadora do projeto. No início, fazia parte do acervo apenas os livros que ela tinha e cerca de outros cinquenta adquiridos. A biblioteca tomou um rumo repentino e passou a emprestar livros para toda a comunidade dos bairros Palmares, União, Cachoeirinha e Floresta. Com o passar do tempo novas aquisições eram feitas e muitas doações de livros também. “Com isso muitas pessoas, inclusive crianças, passavam na loja todos os dias e ficavam a tarde toda lendo”, comenta Estella.

Em meados de 2012, a convite de uma freira, Estella levou o projeto para a Comunidade Sagrada Família no bairro Taquaril, onde as pessoas mais carentes passaram a ter acesso à literatura.

No primeiro domingo de abril de 2013 o projeto “Santa Leitura”, na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza teve início. “Comecei bem tímida, mas já sabendo da aceitação do projeto aluguei um cômodo próximo à praça para guardar todo o material. Em junho, o terceiro evento já era um sucesso absoluto e a praça estava repleta de pessoas”, destaca Estella. Hoje, em dias de “Santa Leitura”, a praça é motivo de orgulho para a comunidade, pois muitas famílias passam as manhãs de domingo com suas crianças contando histórias e incentivando a leitura. E é assim que o “Santa Leitura” cresce cada dia mais.

Código de segurança
Atualizar