Brasil, 28 de Setembro de 2016

Enriqueça Suas Bebidas Com Beta Glucana Da Aveia

Nancy Gaul, Gerente Sênior da Categoria de Saúde e Bem-estar, Marketing Global, Tate & Lyle

Desde sucos enriquecidos, bebidas energéticas e shakes substitutos de refeições, as bebidas funcionais estão se tornando, cada vez mais, parte de um estilo de vida saudável. Elas não oferecem apenas uma variedade de benefícios nutricionais para a saúde e bem estar, como a saúde digestiva, saciedade e controle do colesterol, as bebidas funcionais se alinham também a tendências por conveniência.1

A medida que os fabricantes lançam novos produtos para atender à demanda dessa categoria, a fibra sobe para o topo da listas de ingredientes. Entre 2010 a 2014 houve um aumento de 56% no lançamento global de bebidas contendo fibras.2 E, enquanto há muitos ingredientes de fibras que podem ser adequados para esta categoria, a beta glucana da aveia é a opção ideal devido aos seus numerosos benefícios nutricionais.

A beta glucana da aveia ajuda a manter o colesterol sanguíneo saudável e promove a resposta glicêmica pós-prandial saudável. Também pode ajudar na saúde gastrointestinal e auxiliar no controle de peso por meio da redução de gordura e calorias. Dados também indicam que a ingestão de beta glucana da aveia pode promover a saciedade. 3 No Brasil, a ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária concedeu a seguinte alegação funcional para produtos alimentícios com beta glucana de aveia: “beta glucana (fibra dietética) ajuda a reduzir a absorção de colesterol. O consumo precisa estar associado com uma dieta balanceada e hábitos saudáveis de vida.”

No entanto, nem todas as fibras de beta glucana da aveia oferecidas no mercado funcionam bem em bebidas. Com 90% dos consumidores alegando o sabor como fator principal de compra, é imperativo que os fabricantes devem escolher uma beta glucana da aveia que não afete o sabor e a textura final de suas bebidas. O que pode ser obtido levando algumas considerações, durante o desenvolvimento do produto, tais como:

Qualidade e Pureza

Antes de adicionar a beta glucana da aveia a uma bebida, os fabricantes devem considerar a quantidade necessária qualificada para exigências de benefícios de saúde específicos. Para atingir a quantidade desejada, a concentração será calculada com base no tamanho das porções. Quanto menor a porção, mais concentrada a beta glucana da aveia e mais espessa a bebida. Quanto mais pura a beta glucana da aveia, menor a quantidade de ingrediente adicionado, o que pode aliviar a "espessura" e oferecer sabor e textura moderados.

Solubilidade e Estabilidade

Para aplicações em bebidas é extremamente importante levar em consideração a solubilidade. A beta glucana selecionada deve ser altamente solúvel, com sabor e textura lisa, sem aspereza. Além de solubilidade, os fabricantes devem procurar uma beta glucana com acidez e calor estáveis para permitir uma fácil integração em formulações de bebidas.

Viscosidade

A beta glucana de aveia fornece viscosidade, portanto, os fabricantes devem considerar a viscosidade final desejada na bebida e levar isso em conta principalmente a níveis de exigências para utilização de alegação funcional. A beta glucana funciona bem em shakes e substitutos de refeição, porque os consumidores esperam um paladar mais espesso deste tipo de bebida.

A formulação com beta glucana de aveia pode ser uma maneira fácil de adicionar uma alegação funcional de saúde em bebidas, mas nenhuma alegação irá vender um produto que não tenha um bom sabor. Ao trabalhar lado a lado com um fornecedor que o auxilie a escolher o ingrediente certo, com base em qualidade, pureza, solubilidade, estabilidade e viscosidade, os fabricantes podem alcançar o melhor dos dois mundos – melhor nutrição e ótimo sabor.

Para aprender mais sobre o portfólio de fibras da Tate & Lyle, acesse www.tateandlylefibres.com.

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish