Brasil, 22 de Setembro de 2017

Comer e beber bem: conheça os benefícios do vinho para a saúde

• Escrito por  Camila Pedroso
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Bebida melhora desempenho cardiovascular, combate inflamações e pode até emagrecer é atração na 25ª Expo São Roque

Um cálice de vinho por dia faz muito bem para a nossa saúde. Você já deve ter ouvido essa afirmação, mas sabe quais são exatamente os benefícios que a bebida pode nos proporcionar? Pesquisas indicam que o vinho pode proteger contra doenças cardiovasculares, arteriosclerose, hipertensão, certos tipos de câncer, diabetes tipo 2, distúrbios neurológicos, e síndrome metabólica.

Os benefícios já foram comprovados por estudos realizados pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos. Parte desses benefícios vem de uma substância chamada resveratrol, que é rica em antioxidantes e um poderoso aliado contra doenças cardiovasculares.

A bebida também pode ser um elemento importante para quem quer perder peso e este benefício também está ligado ao resveratrol. Ele transforma a gordura branca em gordura marrom, que é mais facilmente expelida pelo nosso organismo. Claro, que os efeitos são melhores se o vinho for acompanhado por uma dieta balanceada.

O vinho também diminui as inflamações, combate o cansaço, evita o endurecimento das artérias e, além disso, inibe a coagulação, melhorando assim o fluxo sanguíneo. Além dos benefícios à saúde, o vinho é amplamente encontrado no mercado, o que facilita o acesso de todos à bebida. É possível, inclusive, conhecer as vinícolas que produzem o vinho

São Roque, Terra do Vinho

A apenas 60 km de São Paulo, São Roque é conhecida como a Terra do Vinho. A cidade de clima serrano sedia entre os dias 6 de outubro e 5 de novembro (sempre às sextas, sábados, domingos e nos feriados dos dias 12/10 e 02/11), a 25ª Expo São Roque Vinhos e Alcachofras.

A festa, tradicional no roteiro de passeios do Estado de São Paulo, reúne as vinícolas da cidade e os visitantes podem conhecer melhor o produto, além de participar de degustações. Além disso, workshops com o enólogo Fábio Góes serão realizados aos sábados, domingos e feriados no Recanto da Cascata, local do evento.

Outra curiosidade sobre o vinho presente na Expo São Roque é a atração da Pisa da Uva, que será realizada todos os dias, às 16h30. A Pisa é uma viagem no tempo que remete à tradição de pisar nas uvas, um dos primeiros processos para a elaboração e produção do vinho. O público será convidado todos os dias a colocar os pés em enormes tinas cheias de uvas.

Além do vinho, A Expo São Roque tem como estrela a alcachofra. Os restaurantes instalados no local farão uma viagem à gastronomia baseada nesta flor, com pratos como alcachofra ao molho, gratinada, recheada, à milanesa, no yakissoba, no pastel, na salada, na pizza, entre outras.

A festa neste ano tem como tema “Tempos e Ritmos”, um mergulho nos anos 50, 60, 70 e 80, dos anos dourados até o pop dançante. Quem puder visitar a Expo São Roque nas sextas-feiras, terá ainda mais atrações. Às 14 horas um bingo gratuito vai distribuir vários brindes. Logo depois, é a vez de do famoso Baile da Saudade, relembrando os hits que marcaram gerações.

25ª Expo São Roque – Vinhos e Alcachofras

Data: 06 de outubro a 05 de novembro (todas as sextas, sábados e domingo feriados), das 10 às 20h
Local: Recanto da Cascata - Av. Antônio Maria Picena, 34 - Vila Junqueira, São Roque
Ingressos:
Sextas-feiras, R$ 10,00;
Sábados, domingos e feriados (12/10 e 02/11), R$ 28,00;
Crianças menores de 8 anos não pagam ingresso
Acima de 60 anos e estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de comprovante.
Mais informações:

Código de segurança