Brasil, 23 de Novembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Índice Nacional De Satisfação Do Consumidor Fecha Agosto Em Queda De 0,4pp

  • Escrito por  Beth Guaraldo
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Buzz Gerado Na Internet Na Final Do Masterchef Tem Impacto Em Três Setores

Personal Care Registra Queda De 5,8pp Em Razão De Promoção Que Irritou Os Consumidores

Medido pela ESPM, o Índice Nacional de Satisfação do Consumidor (INSC) apresentou queda de 0,4 em agosto, caindo de 54,4% em julho para 54%. Do total de 23 setores pesquisados, 13 registraram variação positiva no período. Os destaques do mês foi o buzz gerado na final do Masterchef Brasil, que provocou variações em três setores – supermercados, comunicações e indústria alimentícia – e a promoção de um player de personal care que desagradou os consumidores.

Em agosto, os segmentos com aumento na satisfação foram lojas de departamento (+ 1pp), drogarias (+ 0,7pp), indústria automobilística (+ 1,2pp), indústria digital (+ 1,7pp), bebidas (+ 2,1pp), indústria alimentícia (+ 1,7pp), bens de consumo (+ 0,8pp), seguradoras (+ 0,4pp), hospitais e laboratórios (+ 0,5pp), indústria farmacêutica (+ 0,6pp), transportes metropolitanos (+ 1,2pp), saneamento básico (+ 3pp) e gás (+ 2pp). Os demais tiveram variação negativa – supermercados (- 2,3pp), vestuário (- 1,8pp), personal care (- 5.8pp), eletroeletrônicos (- 6,3pp), bancos (- 1,1pp), comunicações (-1pp), convênios médicos (- 0,5pp), aviação (- 0,3pp), energia elétrica (- 0,5pp) e construtoras (- 0,2pp).

Masterchef

O estudo da ESPM mostra que os comentários na internet sobre a final do Masterchef Brasil impactaram diretamente a satisfação dos consumidores em três setores. Um deles foram os supermercados, com retração de 2,3pp (caíram de 79,5% para 77,2%), em razão de um participante ter encontrado um produto azedo oferecido pela rede patrocinadora. As críticas também atingiram a organização do programa.

Outro setor com variação negativa foi o de comunicações, já que o vencedor da edição foi comunicado pelo telefone. Uma brincadeira em tom pejorativo dos telespectadores sobre falta de sinal da operadora que patrocina o show – embora isso não tenha ocorrido ao vivo – provocou queda de 1pp na satisfação dos consumidores (de 39,3% em julho para 38,3% em agosto). Já o segmento de alimentos – também por conta da atração – registrou alta de 1,7pp (passou de 53,3% para 55%). Isso ocorreu pelos comentários bem-humorados que circularam na internet segundo os quais a participante que costumava usar farofa em seus pratos poderia ser patrocinada por uma das marcas pesquisadas pelo INSC.

Paródia desagrada consumidores

O setor de personal care teve retração de 5,8pp em agosto – passando de 91,3% em julho para 85,5% - em razão da promoção realizada por um dos players com Anitta interpretando uma paródia de Paradinha. Divulgada em vários canais, acabou saturando os consumidores, principalmente no Snapchat.

Primeiro e único indicador brasileiro com dados totalmente levantados na internet, o INSC mede mensalmente a satisfação dos consumidores com produtos e serviços de 92 empresas de 23 setores.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::