Brasil, 19 de Setembro de 2017

• Escrito por  Luciana Paulino
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Descubra os benefícios desse mineral tradicional que vão além da cozinha

O sal faz parte do cotidiano de praticamente todas as culturas no mundo, sendo utilizado principalmente na culinária. Porém, em Aveiro, no Centro de Portugal, ele possui importância ainda maior por fazer parte da história da cidade.

Conhecida como a “Veneza Portuguesa” graças às rias que cortam seu território, Aveiro tem riquezas culturais que também se devem à abundante produção salina. Nesse charmoso destino, é possível encontrar lojas que vendem diversos cosméticos, todos feitos à base de sal da região. Com métodos artesanais, a matéria-prima utilizada nesses produtos de beleza é processada de forma 100% natural, garantindo a qualidade e os benefícios para a pele. O visitante também pode experimentar os inovadores sais de banho com algas, usados na talassoterapia – tratamento que se baseia no uso terapêutico das águas do mar.

A Flor de Sal é outra fabricação típica, usada como tempero diferenciado para diversos tipos de pratos. Criteriosamente selecionado, consiste em palhetas de brancura extrema que se formam na superfície das pequenas peças da salina, totalmente natural e artesanal.

No passado, o sal foi responsável pelo desenvolvimento econômico da região. Mesmo que esse mercado tenha diminuído de forma considerável, as salinas de Aveiro são conhecidas pelo sal de alta qualidade que produzem. Na época das grandes embarcações, era utilizado para conservar os alimentos. Por sua umidade elevada, o sal de Aveiro é utilizado também para a criação de diversos produtos.

Para aprender mais sobre a importância do sal na região, a sugestão é uma visita ao Ecomuseu Marinha da Troncalhada. Essa antiga salina é um museu ao ar livre, onde o turista pode realizar a visita de forma independente ou solicitar um passeio guiado para um aprendizado mais aprofundado sobre o método tradicional de produção.

As opções de hospedagem da bela Aveiro também são uma atração a parte, que oferecem ao turista possibilidades infinitas para apreciar o que a cidade tem de melhor. Dentre elas estão o charmoso Hotel das Salinas, que fica próximo dos mais belos edifícios art nouveau, o Hotel Moliceiro, com charme e requintes únicos, e o Meliã Ria Hotel & Spa com uma privilegiada vista para a ria.

Sobre o Centro de Portugal

A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território - ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto.

Código de segurança
Atualizar