Brasil, 20 de Setembro de 2017

ABICAB apresenta relatório anual do selo Pró-amendoim

• Escrito por  Juliana Onofri
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Programa chega ao 16º ano e atesta qualidade do amendoim vendido no Brasil

Todas as empresas auditadas pelo selo “Qualidade Certificada Pró-Amendoim-ABICAB” estão em conformidade com a legislação nacional. É o que aponta o 16º relatório do programa da Associação Brasileira da Indústria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e derivados, referente ao ano de 2016. O selo atesta a conformidade dos produtos ofertados pela indústria, garantindo que estão livres de Aflatoxina - substância tóxica e cancerígena produzida por alguns tipos de fungos.

O amendoim é muito popular e consumido regularmente em todo o Brasil. Para garantir a segurança da leguminosa ofertada em nosso país, a Abicab, por meio de empresa parceira de certificação, realiza vistoria periódica minuciosa, tanto nas instalações quanto nos produtos das marcas que fazem parte do selo. “Processos em conformidade garantem às empresas o selo Pró-amendoim", afirma Ubiracy Fonseca, Presidente da Abicab.

O estudo revela que, durante o ano de 2016, todas empresas que foram submetidas aos testes de produtos e que abriram as portas de suas fábricas para auditoria estão dentro dos padrões exigidos pela legislação brasileira. A realidade, no entanto, não é a mesma para companhias que não aderem ao processo de avaliação periódica, mas que, mesmo assim, têm seus produtos analisados por meio de amostras também obtidas no varejo: 5,3% das marcas avaliadas apresentaram não-conformidades.

“A Abicab não tem o poder de retirar produtos irregulares do mercado, mas tem realizado um forte trabalho junto aos órgãos competentes para reportar as inconformidades”, completa o executivo.

Ainda segundo o relatório, nos 16 anos do Selo pró-amendoim, foram abertos mais de 100 processos junto aos órgãos competentes, envolvendo quase 70 empresas nacionais.

Certificação – Para garantir o selo, as empresas* passam por uma rigorosa auditoria periódica de Boas Práticas de Fabricação e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, realizada pela DNV-GL Business Asssurance Avaliações e Certificações. Além disso, trimestralmente são coletadas amostras aleatórias de seus produtos diretamente dos pontos de venda, analisadas pelo Laboratório de Micotoxinas (LAMIC) da Universidade Federal de Santa Maria - RS, credenciado pelo Ministério da Agricultura, acreditado pelo INMETRO e pela ANVISA.

*Empresas associadas ao pró-amendoim 2016 – Agtal, AmenBra, Da Colônia, Dori, Kuky, Malta & Rezende, Santa Helena, Valencio e Yoki. Em 2017, a marca Arlindo Valencio deixou de fazer parte do programa. Já a empresa Guimarães, tornou-se uma nova participante.

Sobre a ABICAB

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), fundada em 1957, representa os maiores fabricantes do país junto às esferas pública e privada, no Brasil e no exterior. A indústria nacional representa em valor de venda R$ 25 bilhões, gerando mais de 42 mil empregos diretos e é considerada uma das maiores do mundo neste setor, sendo amplamente reconhecida pela qualidade e segurança de seus produtos. A ABICAB existe para desenvolver, proteger e promover as indústrias associadas, com o objetivo de estimular o consumo responsável. Atualmente, a entidade engloba a cadeia produtiva brasileira, representando 92% do mercado de chocolates, 93% do mercado de balas e confeitos, 62% do mercado de amendoim.

Código de segurança
Atualizar