Brasil, 21 de Setembro de 2017

Exposibram 2017: mineradoras podem reduzir custos em até 80% com a reparação de equipamentos

• Escrito por  Edson Barros
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Por serem expostos a grandes esforços mecânicos, ataques químicos, cavitação, abrasão, entre outras formas de desgaste, equipamentos utilizados pelo setor de mineração muitas vezes são condenados e prontamente substituídos quando param para manutenção.

Durante a Exposibram 2017 – que acontecerá de 18 a 21 de setembro no Expominas, em Belo Horizonte (MG) - a fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic irá expor a linha de revestimentos epóxi Plasteel, voltada para a recuperação de equipamentos de forma prática, segura e eficaz, garantindo uma economia de até 80% para as mineradoras na comparação com o valor de compra de modelos novos.

A empresa cita como exemplo a economia alcançada na recuperação de bombas centrífugas (caracol) para polpa de minério. Esse equipamento novo custa em média R$ 13,7 mil, logo trocá-lo prematuramente eleva bastante os custos. Entretanto, utilizando a Linha Plasteel, a recuperação da bomba sairá por cerca de R$ 3,5 mil, o que representa uma economia de R$ 10,2 mil por bomba.

Outro exemplo é a recuperação de exaustores desgastados pela abrasão causada por particulados de minérios e substâncias químicas da mina. É possível recuperar o equipamento com Plasteel Cerâmico Pintável Azul. A aplicação do produto garante aos equipamentos uma superfície vitrificada mais resistente à abrasão e com menor rugosidade, o que melhora o fluxo do particulado ao diminuir o atrito sobre o revestimento.

“A linha Plasteel é composta por produtos que atendem às mais variadas necessidades de redimensionamento e revestimento de equipamentos”, explica Daniela Strebinger, engenheira química da Quimatic Tapmatic. “Práticos de usar, seguros e resistentes, os revestimentos executam desde a reparação de trincas e desgastes até a proteção contra o ataque químico e corrosão”.

De acordo com a Quimatic Tapmatic, muitas mineradoras já adotam a restauração de equipamentos com excelentes resultados para sua produtividade e saúde financeira. “Com a grande demanda, surgiram diversas empresas e prestadores de serviços especializados na aplicação desses revestimentos em diferentes tipos de equipamentos”, complementa Daniela.

Código de segurança
Atualizar