Brasil, 20 de Setembro de 2017

Rede de academias quebra estereótipos do segmento para unir mulheres, homens e crianças

• Escrito por  Erica Martin
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Sem aparelhos de uso coletivo e com paredes totalmente brancas, a Noxii Live Center integra qualidade de vida a prática de exercícios físicos em família

Promover a saúde, o bem-estar e a prática de atividades físicas aliadas à convivência social e familiar. Esta é a base da Noxii, marca de Joinville, em Santa Catarina, idealizada e fundada por Bruno Barros, em 2014.

Inicialmente desenvolvida para atuar no ramo de equipamentos para artes marciais e licenciamento de produtos, o empreendedor mudou o foco de atuação, após uma tentativa frustrada como franqueado de uma rede de academias e que motivou a abertura de uma unidade própria.

Praticante de artes marciais desde 2012, ele queria levar a paixão para o próprio negócio e colocar em prática todos os conhecimentos que adquiriu quando era franqueado. Com a expectativa de desenvolver 12 divisões da marca, voltadas para o ramo de saúde e bem-estar, o passo concreto foi dado em agosto do ano passado, com a fundação da primeira unidade da academia Noxii Live Center, que com 11 meses de operação já atende mais de 250 alunos.

O espaço é completamente branco, não há espelhos nas paredes e as músicas tocadas têm a função de envolver os frequentadores, que buscam por um ambiente familiar. “A maioria das academias usa cores escuras na decoração e o som, em geral, é para acelerar. Nosso propósito é ajudar na qualidade de vida e no bem-estar em um local que as pessoas se sintam confortáveis. Não cultuamos o corpo, mas a saúde”, explica o fundador.

O objetivo do Noxii Live Center é atingir a parcela da população que não se sente confortável em academias tradicionais. Para isso, a marca oferece atividades personalizadas para envolver toda a família, considerando que crianças com dois anos ou mais já podem frequentar a academia. Para aquelas que não puderem ou não quiserem fazer exercícios, o Live Center disponibiliza gratuitamente um espaço kids com monitoria para que os pais mantenham suas rotinas sem nenhuma preocupação.

As atividades costumam ser separadas para homens e mulheres, mas também é possível fazê-las em casal. Dentre as aulas oferecidas estão treinos funcionais, pilates e artes marciais. No entanto, não há combate direto entre os alunos. “Praticamos os golpes, mas não colocamos um contra o outro em uma disputa, para não gerar nenhum tipo de conflito ou estresse”, comenta Bruno Barros.

Além disso, os tradicionais e robustos aparelhos como esteira e bicicleta são deixados de lado no conceito criado por Bruno e dão espaço as bolas, elásticos e outros equipamentos individuais. No lugar dos colchões para exercícios, o Live Center usa tatames cobertos com uma lona que é higienizada depois de cada aula. Outro aspecto, que tem como propósito a quebra de paradigmas, está o fato da marca não cobrar multa dos alunos que decidirem optar pelo encerramento do contrato. A academia também devolve integralmente o dinheiro da mensalidade e o valor gasto com equipamentos e roupas, caso o aluno decida cancelar a matricula nos primeiros 30 dias.

Para colocar toda a ideia em prática, o empreendedor foi atrás de cursos de capacitação e, em um deles, conheceu a Ecoville, fabricante de produtos de limpeza, também de Joinville. Mais tarde, a empresa, que acompanhou de perto o projeto para o Noxii Live Center, decidiu entrar no negócio e adquiriu 66% da marca.

O próximo passo da Noxii é fazer do Live Center uma rede de franquias e, para isso, está contando com a ajuda de Neder Kassem, fundador da ABV (Academia Brasileira de Vendas) para iniciar a expansão. Todas as academias oferecerão serviços, além das atividades físicas, que podem aumentar ainda mais a renda do empreendedor.

Dentro de cada unidade, os frequentadores terão acesso a uma loja de roupas e equipamentos de academia, pensados especialmente para serem usados durante as aulas. Uma lanchonete oferecerá lanches e vitaminas para aqueles que acabaram de sair de suas atividades. Todos os produtos serão disponibilizados pela própria Noxii aos franqueados. Com esse formato, a expectativa de Bruno Barros é chegar a mil academias espalhadas ao redor do mundo em cinco anos, beneficiando mais de um milhão de pessoas.

Código de segurança
Atualizar