Brasil, 18 de Novembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Campanha Setembro Amarelo traz à tona a importância da Educação Emocional e Social para o enfrentamento ao suicídio

  • Escrito por  Inteligencia Relaconal
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Desde 2014, setembro se tornou o mês da conscientização e prevenção ao suicídio. A campanha “Setembro Amarelo” tem o objetivo de alertar a população para a realidade do suicídio no Brasil e no mundo. Apesar do enfoque e das grandes discussões suscitadas pelo jogo da Baleia Azula e pelo livro e seriado 13 Reasons Why (ou “Os 13 Porquês”, na versão em português), falar abertamente sobre suicídio é, ainda, um tabu em nossa sociedade. A tentativa ou pensamento suicida é uma questão de saúde pública, assim como é o diabetes ou a pressão alta. Como tal, necessita de estudo e compreensão de seus mecanismos, bem como conscientização da população para sua prevenção

Em 2014, uma pesquisa realizada pela OMS, constatou que o Brasil ocupava a 8ª posição no ranking mundial de suicídio, 5ª em depressão e a 1º em ansiedade. Atualmente, o suicídio é a 3ª maior causa de morte entre os jovens de 15 a 29 anos no país, além do crescimento de 40% entre adolescentes de 10 a 14 de idade, nos últimos anos.

Para a psicóloga e suicidóloga Vivian Zicker, membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS) e uma das coordenadoras do Grupo de Apoio a Enlutados por Suicídio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), não são os eventos dolorosos da vida que fazem suicidar, mas sim o efeito incendiário sobre uma condição mental doente e fragilizada, que faz com que o fato tome a dimensão de tragédia.

Em matéria publicada em julho deste ano, a revista Superinteressante utiliza a metáfora de uma “bituca” de cigarro para explicar esta questão, queima até apagar. Em pesquisas feitas também pela Organização Mundial de Saúde (OMS), 90% das pessoas que cometem suicídio possuem algum transtorno psicológico, com destaque para a depressão e abuso de álcool e drogas. Desta forma, a OMS conclui que 90% dos suicídios podem ser prevenidos se começarmos a tratar como uma doença como qualquer outra, que precisa de prevenção e intervenção eficaz quando diagnosticada.

Da mesma forma, assim como aprendemos que devemos evitar o consumo excessivo de açúcar e sal como prevenção à diabetes e hipertensão, precisamos ensinar às nossas crianças e adolescentes como lidar de forma saudável e construtiva com os desafios diários. Um adolescente, por exemplo, nem sempre apresenta sinais de desinteresse pela vida de forma estereotipada. Muitas vezes, a depressão nessa faixa etária vem com sinais de irritação, rebeldia, isolamento, que geralmente é confundido com características da adolescência e acaba passando despercebida.

É neste contexto que a Educação Emocional e Social, por meio de uma metodologia sistematizada, apresenta-se como uma estratégia eficaz para a melhoria da convivência consigo e com o outro. Com ela evitam-se situações de estresse, uso e abuso de álcool e drogas, depressão e violência. A partir da aplicação de um material pedagógico completo de Educação Emocional e Social, a Liga Pela Paz, metodologia desenvolvida pela organização Inteligência Relacional, promove o desenvolvimento de competências emocionais, da concentração, da tolerância, da autoestima e de habilidades para solução de conflito, de maneira permanente e contínua.

Em dez anos de implantação e desenvolvimento em escolas públicas, privadas e organizações no país, alcançando 22 estados brasileiros, mais de 590 mil alunos, 22 mil educadores formados e mais de 480 municípios beneficiados, os resultados da Metodologia Liga Pela Paz apontam uma redução de 37,5% no Retraimento Social, 32,9% na Ansiedade Excessiva e 38,4% nos índices de Depressão. Ao desenvolver a Consciência, Regulação e Autonomia Emocional de crianças e adolescentes, é possível auxiliá-los a reconhecer os estados emocionais próprios e dos colegas, a lidar com as emoções e situações desconfortáveis, a fortalecer a autoestima e a ter uma análise crítica das informações recebidas. Com isso, estes jovens estarão menos suscetíveis à depressão, à automutilação ou ao engajamento em desafios como o jogo “Baleia Azul”, pois têm mais recursos internos para lidar com as frustrações que a vida lhes apresenta.

Por trás da verdadeira intenção de morrer, o suicídio é um grito de socorro de um ser humano que não conseguiu verbalizar suas dores de outra forma. Precisamos falar sobre isso! Conversando sobre este tema, ampliamos nossa escuta de forma afetiva. Desta maneira podemos ampliar a rede de apoio para que aqueles que precisam saber que não estão sozinhos, imersos em seus sofrimentos. É preciso nos conscientizarmos sobre a urgência de um trabalho sistematizado que auxilie nossos adolescentes e nossas crianças a se desenvolverem mais fortes emocionalmente para enfrentar os desafios da vida.

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::