Brasil, 24 de Setembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

A Geração “M” (“mimimi”)

  • Escrito por  Danielle Keslarek
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Psicólogo clínico e especialista em hipnoterapia educativa

Em meados de 1997 houve uma grande movimentação em torno de uma palestra importante sobre educação que viria a ocorrer na PUC-SP, época em que eu cursava psicologia na instituição. O auditório lotou para assistir uma das mais conhecidas palestrantes de pedagogia do Brasil. Ao subir ao palco, a palestrante essencialmente falou: crianças sabem o que é melhor para elas e precisamos apenas construir um contexto de vida para elas se descobrirem e formarem o seu caráter, sem punições e com poucas exigências.

Poucas vezes ouvi tantos conceitos bobos sobre como formar um ser humano.

Estudar e trabalhar exige, muitas vezes, esforço e fazer o que não gosta. Diga para uma criança fazer e comer apenas o que gosta e ela dificilmente comerá algo além de cereais e achocolatados e, eventualmente, nunca estudará ao invés de jogar videogame ou assistir desenhos-seriados. Dificilmente desenvolverá disciplina e capacidade de se concentrar e fazer tudo o que for importante na vida, exceto ter prazeres que não peçam muito esforço.

Por onde eu olho nas redes sociais e jornais há propagandas constantes de “consiga tudo o que você quiser com pouco esforço e quase imediatamente”, seja emagrecer, aprender uma língua, ser um profissional de mérito ou ter uma vida financeira suficiente. Estas propagandas não vendem por acaso, mas sim para a nossa natureza genética (quero tudo de bom, nada de ruim, agora e sem esforço) e a geração que cresceu com as ideias psicopedagógicas acima descritas.

É preciso uma profunda mudança na mentalidade brasileira, não apenas de alguns conceitos e atitudes atuais da educação das crianças, como também da mídia do “mimimi”, que vende “contos de fadas para adultos” dizendo que “você é extraordinário”; “você é superdotado em algo, como seria Beethoven, sendo apenas uma questão de diferentes vivências para descobrir os seus superpoderes”; e que “você ser amado acontecerá e permanecerá sem você se preocupar com qualquer outra coisa além do próprio umbigo, e caso acabe, era porque o outro não soube lhe valorizar ou apenas porque não era a pessoa certa, no final das contas”.

O mundo não está ficando menos exigente e cada vez mais teremos menos emprego. Houve uma época em que os trabalhadores rurais, com a implementação das máquinas, saíram das zonas rurais sendo mais exigidos em termos intelectuais e formação acadêmica. Hoje, com “Apps” e “Softwares”, profissões que exigiam intelecto estão perdendo sentido, pois os computadores estão fazendo mais rapidamente, com menos gasto e mais eficiência os trabalhos de pesquisa, análises clínicas de sangue, de solo e por aí vai.

Então, como fica a Geração “M” (“mimimi”) que precisa estudar e se esforçar mais do que antes, mas aprendeu a querer ter uma vida mais calma, leve, ser constantemente estimada e sem exigências? Aliás, para completar o quadro "M", basta adicionar o ingrediente "nada do que acontece de ruim na sua vida é falha ou falta sua, mas sim efeito de atitudes da elite financeira, da maioria, do outro sexo, da outra cor, da outra religião ou até da outra vida".

“A realidade” pode ser “doce” se você entendê-la minimamente bem e aprender a lidar razoavelmente com ela, “mas não é mole, não”.

*Bayard Galvão é psicólogo clínico formado pela PUC-SP, hipnoterapeuta e palestrante. Especialista em Psicoterapia Breve, Hipnoterapia e Psiconcologia, Bayard é autor de cinco livros, criador do conceito de Hipnoterapia Educativa e Presidente do Instituto Milton H. Erickson de São Paulo. Ministra palestras, treinamentos e atendimentos individuais utilizando esses conceitos. www.institutobayardgalvao.com.br

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::