Brasil, 18 de Novembro de 2017

Cooperativismo financeiro cresce e ganha espaço no mercado brasileiro

• Escrito por  Rodrigo Leitao
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

O cooperativismo de crédito cresce sem parar no mundo todo, dada a expansão da demanda por financiamentos de pessoas físicas e jurídicas. No Brasil, diante da forte retração no setor bancário nos últimos anos, as cooperativas estão aproveitando para expandir a sua oferta de serviços financeiros, incluindo cartões de crédito, consórcios, previdência, seguros e caderneta de poupança.

Segundo o Banco Central, todo o sistema cooperativo de crédito nacional conta com 13,2 milhões de cooperados e 6.655 mil cooperativas, que, em conjunto, têm 3% de todos ativos financeiros do país.

De acordo com a diretora do Sicoob Central Rio, Nábia Jorge, as cooperativas têm conseguido um relacionamento mais próximo e personalizado com os tomadores de crédito e serviços financeiros do que os bancos. “Mesmo com taxas menores e produtos e serviços mais baratos, ao final do ano, as sobras da cooperativa são distribuídas aos associados, conforme suas respectivas participações na utilização dos produtos e serviços da cooperativa”, explica a executiva.

O Sicoob Rio atingiu a marca de mais de 45 mil associados no primeiro semestre de 2017. Sua carteira de crédito chegou a R$ 359 milhões em operações. No primeiro semestre, as cooperativas registraram aumento de R$ 65 milhões em depósitos totais. Além disso, com a abertura de novas agências, o Sicoob Rio conta hoje com 70 pontos de atendimento em sua área de atuação (Rio de Janeiro e Espírito Santo).

As cooperativas financeiras ou de crédito oferecem praticamente os mesmos serviços que os bancos, mas como essas cooperativas não têm fins lucrativos, as taxas cobradas por produtos e serviços chegam a ser até 20% menores do que as taxas cobradas pelos bancos. E a remuneração das aplicações são sempre superiores a dos bancos comerciais.

O Sicoob, maior sistema de cooperativas financeiras do país, registrou resultado de R$ 671 milhões no primeiro trimestre de 2017. O avanço foi de 15,4% em relação ao mesmo período em 2016, quando o saldo foi de R$ 581 milhões.

Sobre o Sicoob
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, Sicoob, possui 3,7 milhões de cooperados em todo o país e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. É composto por 485 cooperativas singulares, 16 cooperativas centrais e a Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob (Sicoob Confederação). Integram, ainda, o Sistema, o Banco Cooperativo do Brasil do Brasil (Bancoob) e suas subsidiárias (empresas de: cartões, consórcios, DTVM, seguradora, previdência) provedoras de produtos e serviços especializados para cooperativas financeiras. A rede Sicoob é a sexta maior entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de 2,5 mil pontos de atendimento. As cooperativas inseridas no Sistema oferecem aos cooperados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras.

Código de segurança
Atualizar