Brasil, 22 de Setembro de 2017
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Maturidade emocional para liderar na crise. Você tem?

  • Escrito por  Danielle Keslarek
  • Comentarios (1)
  • Publicado em Demais
  • Imprimir
  • Compartilhar::

Educadora especialista em inteligência emocional e empatia

Muitos estudos relacionam nossa atual situação econômica com o aumento do stress e da ansiedade entre profissionais, mesmo que saibamos que este não seja o único motivo para que isso ocorra. O medo e a insegurança causados pelo fantasma do desemprego, aliados a ambientes e climas organizacionais que não são focados no desenvolvimento das pessoas, onde haja excesso de cobrança e pouca humanização podem levar ao desenvolvimento de doenças emocionais e até a uma síndrome de burnout.

Uma série de fatores ocorre para que isso aconteça, como a falta de clareza das próprias habilidades e do seu propósito de vida, ambientes onde não haja cooperação e sim excesso de competição, ambientes onde as pessoas não saibam comunicar-se com clareza, onde não haja maturidade emocional para que os relacionamentos sejam colaborativos, líderes despreparados que desmotivam e tiram a autoestima dos funcionários.

A crise e as oscilações econômicas provocam muito medo de perder algo, seja o emprego, status, posições hierárquicas e padrão financeiro. E este medo aliado à inabilidade em lidar com as próprias emoções pode desencadear uma série de reações que irá atrapalhar sua carreira, sua saúde física e emocional, seus relacionamentos profissionais e pessoais e sua qualidade de vida.

Em algumas empresas, funcionários estão tendo que suportar cargas de trabalho que antes eram exercidas por três ou quatro pessoas. A maior responsabilidade está com os líderes que precisam não só perceber o fator humano, como encontrar ferramentas de desenvolvimento de pessoas para que seus melhores talentos sejam retidos e não sejam perdidos pela falta de preparo e inteligência emocional dos seus gestores.

Muitas vezes, por conta da própria crise, empresário e gestores acabam perdendo o bom senso pela ansiedade por lucros e ganhos. Bons resultados são fruto de objetivos traçados que possam envolver e engajar a todos. Se o fator humano não for levado em conta, corre-se o risco de passar por cima das pessoas, o que causa desmotivação, stress e ambientes que costumo chamar de insalubres emocionalmente e que causam adoecimento físico e mental, além de boicotes conscientes e inconscientes também. Por esse motivo, ter lideranças bem preparadas para lidar com momentos de crise e saber engajar as pessoas é uma condição "Sine qua non" para quem quer alcançar uma resposta positiva do mercado.

Uma liderança que interage de maneira assertiva, dando feedbacks claros e focados no desenvolvimento de seus liderados, que discute ideias e se abre a opiniões diferentes da sua, que dá espaço para que a equipe participe e também atue na construção de processos de trabalho, facilmente irá conquistar a credibilidade de sua equipe. O que é necessário para um líder gerar o comprometimento e engajamento mesmo em meio a crises é a garantia de que seus funcionários saibam que possam confiar nele, que ele agirá de acordo com a mensagem que transmite e de forma a dar o seu melhor para que todos possam se beneficiar.

Estimular as relações de confiança, percebendo os pontos de competição e minimizando os conflitos é um caminho insuperável para cruzar momentos de incerteza. Quando criamos ambientes onde há a valorização e não existe o pavor de não ser reconhecido, não há motivo para competir, o que minimiza o medo e ansiedade.

Inovação e criatividade são dois fatores cruciais quando enfrentamos uma crise. A competição nasce do temor de que meu potencial e minhas ideias não sejam vistas, e para isso eu precisarei diminuir e invalidar as ideias dos meus colegas, o que é muito prejudicial e inviabiliza a inovação e a criatividades em uma instituição. Novas ideias surgem da troca de informações e cruzamento de opiniões e pontos de vista. O líder que entende isso estimula este intercâmbio entre as diversas equipes, desencorajando o egocentrismo e o sentimento de superioridade, que inibe a manifestação de novas sugestões e até o desenvolvimento de projetos.

*Semadar Marques é especialista em Empatia, Liderança Colaborativa, Propósito de Vida e Inteligência Emocional. Através de suas palestras, conferências e workshops sobre esses temas, Semadar busca inspirar as pessoas a irem atrás do que lhes faz plenamente felizes. www.semadarmarques.com.br

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...
 
www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Comentários  

0 #1 Natacha 15-09-2017 14:34
Excelente conteúdo!

Gostaria de compartilhar com vocês o nosso também:

http://gestaodeequipes.com.br/como-empreendedores-devem-lidar-com-crise/
Replicar

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


Código de segurança
Atualizar

voltar ao topo

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::