Brasil, 19 de Novembro de 2017

• Escrito por  William Lara
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

Vencedor na categoria livro teórico, retrata a história da realização do I Salão de Humor do Mackenzie em 1973, no Museu “Lasar Segal”, em São Paulo

O livro “1973, quando tudo começou, história do I Salão Brasileiro de Humor e Quadrinhos”, foi anunciado durante no 44º Salão de Humor de Piracicaba, como o vencedor na categoria livro teórico, do prêmio HQMIX de 2017, pelo presidente da comissão organizadora do prêmio, o cartunista José Alberto Lovetro, o Jal.

O livro conta a história da realização do I Salão do Mackenzie, em 1973, pelos estudantes do diretório do curso de Economia do Mackenzie, sob a liderança de Fernando Coelho dos Santos Filho e realizado no Museu “Lasar Segal” em São Paulo. E depois dele, o da criação do Salão de Piracicaba, do qual o prof. Adolpho Queiroz foi um dos fundadores. O livro traz ainda um artigo do segundo salão do Mackenzie, realizado em 1979 no MIS, sob a coordenação do artista gráfico Gualberto Costa.

Produzido e organizado pelo idealizador do primeiro salão realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 1973, Fernando Coelho dos Santos e com a coordenação acadêmica do prof. Adolpho Queiroz, do curso de publicidade do Mackenzie, e com artigos do reitor da Universidade, prof. Benedito Guimarães Aguiar Neto; o ex diretor do CCL, prof. Alexandre Huady (in memoriam); o organizador do segundo salão, Gualberto Costa, também autor do projeto gráfico do livro; a secretária de cultura e turismo de Piracicaba, Rosangela Camolese e do então prefeito da cidade, Gabriel Ferrato do Santos; além de análises feitas pelos professores do CCL/Mackenzie, o livro tem 154 páginas e foi lançado em 2016, pela gráfica e editora CS Eirelli, com apoio da Semactur, Mackenzie, Papeis Oji e Instituto do Memorial das Artes Gráficas no Brasil, Imag.

No corpo da obra, professores dos Centros de Comunicação e Letras; de Ciências Biológicas e de Educação, Filosofia e Teologia do Mackenzie interpretam as obras vencedoras em 1973 e 1979, guardadas criteriosamente pelos organizadores até hoje. Na apresentação do livro o prof. Benedito Guimarães de Aguiar Neto, que sugeriu a edição do presente livro, fala das influencias regionais do humor gráfico sobre o seu estado natal, a Paraíba, sob o sugestivo título de “Massaranduba, Aroeiras e Bacamarte”, cidades próximas a Campina Grande e igualmente personagens conhecidos no campo do humor gráfico impresso, de televisão ou da literatura.

Em dois artigos, foram prestadas homenagens ao artista gráfico Zélio Alves Pinto, padrinho dos salões do Mackenzie e de Piracicaba e dos cartazes dos primeiros salões do Mackenzie e Piracicaba. Num deles, intitulado “Ao mestre com carinho”, o senador ítalo brasileiro Fausto Longo fala do entusiasmo de Zélio pelos dois salões.

Há ainda artigo sobre as contribuições da Prefeitura de Piracicaba para a construção do Salão mais antigo do mundo, assinado pelo ex prefeito Gabriel Ferrato dos Santos e pela secretária de cultura, Rosangela Camolese; entre outras contribuições.

O prêmio HQMIX de 2017 será entregue pelos organizadores no dia 17 de setembro, domingo, às 18 horas, no SESC Pompéia em São Paulo. Na ocasião os vencedores receberão a estatua dos “Chopinics”, personagem criado pelo cartunista Jaguar, no jornal “O Pasquim”. O evento terá apresentação de Serginho Groisman.

Ficha técnica
Livro: 1973, quando tudo começou, história do I Salão Brasileiro de Humor e Quadrinhos
Organizadores: Bendito Guimarães Aguiar Neto, Gabriel Ferrato dos Santos, Alexandre Huady, Adolpho Queiroz, Fernando Coelho dos Santos, Gualberto Costa e Rosangela Maria Rizzolo Camolese.
Formato: 28,5 x 21,2 cm – 152 páginas
ISBN 978-85-68898-09-3
Papel: couché 120 gr.

Sobre o Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

Código de segurança
Atualizar