Brasil, 18 de Novembro de 2017

Como administrar seu limite de crédito para fazer compras com cartão o ano todo

• Escrito por  Natalia Bezutti
  • Adicionar novo comentario
  • Publicado em Demais

O cartão de crédito é um dos meios mais populares de pagamento, por conta da praticidade e segurança que oferece. Conhecer bem sua fatura e como funcionam os limites do banco é fundamental para manter seu orçamento sob controle.

Como o limite de crédito é estabelecido?

Analisando o comportamento de compra do consumidor, sua renda mensal e levantamento de dívidas já existentes, a instituição financeira estabelece um teto máximo, dentro da sua capacidade de pagamento. Saber usá-lo corretamente é essencial para sua saúde financeira.

Exemplo prático

Vamos supor que o seu limite seja de R$ 3.000,00 no mês e você compre uma TV nova no valor de R$ 2.000,00 em uma única parcela. Neste caso, o limite do cartão é reduzido para R$ 1.000,00, até que a fatura seja paga integralmente no próximo mês, voltando então ao seu valor inicial.

O mesmo não acontece com as compras parceladas, em que o valor inicial só será restabelecido quando a última prestação for paga. Isto porque é o valor total da compra que será descontado do limite e não apenas a prestação. À medida que as parcelas forem pagas, então o crédito para novas compras volta a subir.

Utilizando o exemplo anterior, ao parcelar a TV em 10 vezes de R$ 200,00, você também terá o seu limite reduzido para R$ 1.000,00 (pois é descontado o valor total da compra). Porém, ao pagar a fatura com a primeira parcela, o valor do limite no mês seguinte será de R$ 1.200,00 apenas.

Controlar é preciso!

Sabendo que há outras compras realizadas no mês (e não parceladas), como despesas com supermercado, combustível, farmácia etc., fica fácil entender a necessidade de controlar bem os gastos, de forma a não estourar o limite.

Imagine que as compras do mês somem R$ 1.000,00. Considerando os R$ 2.000,00 parcelados com a compra da TV, o valor do limite comprometido passa a ser de R$ 3.000,00, o que significa que no mês seguinte não haverá crédito suficiente para as despesas básicas.

Outro ponto de atenção diz respeito ao pagamento do valor total da fatura, pois se você optar pelo pagamento do valor mínimo, o banco também descontará do limite o valor que ficou faltando pagar.

Cartões de dependentes entram na conta

No caso de dependentes com cartões vinculados ao seu (cartões adicionais), lembre-se que a soma de todos os gastos será descontada do seu limite de crédito.

Para não ter surpresas desagradáveis, uma forma de se planejar e manter o controle é determinar um limite de crédito para cada um. Isso pode ser feito facilmente, basta você solicitar ao banco.

Compensações ao longo do ano, igual dieta!

Dieta e planejamento financeiro têm suas semelhanças, sabia? Assim como você procura “fechar a boca” depois de um período de abusos na alimentação, os cuidados com o orçamento também pedem um corte de gastos para compensar certas despesas.

Por exemplo: sabendo que o aniversário do seu filho está chegando, a dica é reduzir um pouco os gastos, pois conforme a data for ficando mais próxima, você terá despesas com festa, presentes etc. O mesmo vale para o Natal: procure organizar seus gastos do cartão meses antes, de forma a ter um limite maior para as festas de fim de ano. Tudo é uma questão de planejamento. Experimente!

Código de segurança
Atualizar