Brasil, 27 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Estúdio 41 Conquista 3º Lugar Em Concurso Para Centro De Ensino Infantil Parque Do Riacho, No Df

Projeto se destacou pela qualidade das suas proporções e relação com o entorno, com acesso convidativo e fechamentos bem resolvidos, segundo comissão julgadora 

O escritório curitibano Estúdio 41 conquistou o terceiro lugar no concurso de arquitetura para o “Centro de Ensino Infantil Parque do Riacho”, no Distrito Federal. O concurso foi promovido e organizado pela CODHAB-DF e teve a participação de 84 equipes.

Segundo a ata da comissão julgadora, a proposta do escritório se destacou pela “qualidade das suas proporções e relação com o entorno, com acesso convidativo e fechamentos bem resolvidos”. A proposta partiu da ideia de se criar uma plataforma segura, uma esplanada, um lugar para correr com liberdade e desfrutar a infância.

Uma vez que o programa escolar proposto para os Centros de Ensino Infantil pode ocupar horizontalmente grande parte dos lotes, o Estúdio 41 imaginou um edifício que promovesse um segundo plano, um segundo chão em sua cobertura, no qual as atividades infantis pudessem se desenvolver com liberdade e segurança ao ar livre.

Em geral, edifícios escolares não potencializam os efeitos que as variações de escala, especialmente de pés-direitos, e tais efeitos podem promover no aprendizado infantil e no desenvolvimento da percepção espacial e sensorial. A partir dessa constatação, o projeto do escritório propôs variações das alturas, sejam nas salas de atividades, nas áreas de descanso, nas varandas ou nos lugares de brincadeira.

Da mesma forma, foi proposta a criação de espaços em que o chão se transforme gerando lugares de encontro e diversão: rampas, lajes curvas, elementos de topografia, entre outros que promovam percepções distintas nas crianças, educando para a diversidade, multiplicidade e criatividade.

Autores:

Emerson Vidigal, Eron Costin, Fabio Henrique Faria, João Gabriel Rosa, Martin Kaufer Goic.

Colaboradores: Felipe Gomes, Leonardo Venâncio, Marcelo Miotto, Mariana Steiner Gusmão

SOBRE O ESTÚDIO 41 - www.estudio41.com.br

Estúdio 41 é um escritório de arquitetura em Curitiba nascido da colaboração entre arquitetos formados pela UFPR e interessados na discussão dos problemas da arquitetura e da cidade. Acreditamos no trabalho de equipe e no exercício colaborativo entre profissionais como um dos melhores meios de se alcançar qualidade no projeto de edifícios.

Vivemos em Curitiba e entendemos o debate, o questionamento contínuo sobre a maneira como usamos o ambiente urbano, como modo de fazer um projeto evoluir e transformar-se, gerando assim melhores soluções para os espaços onde vivemos. A arquitetura de Curitiba não é tão reconhecida quanto o seu planejamento urbano, mas sabemos que são os edifícios, junto com os espaços públicos, que dão forma à cidade. Ou seja, boas cidades são construídas também pelos seus bons edifícios.

Sabemos que não há certezas pré-estabelecidas na abordagem do projeto. É necessário construir coletivamente, com os clientes e os vários profissionais envolvidos, as perguntas e as respostas que nos ajudarão na busca das possíveis soluções de um projeto. A arquitetura assume, dessa forma, uma dimensão que começa na pesquisa teórica, passa pela etapa de desenho e vai até a execução no canteiro de obras.

Temos nos dedicado à elaboração de projetos para concursos de arquitetura não só como uma forma de trabalhar com o que gostamos, mas também como oportunidade de amadurecer as questões relativas ao campo da arquitetura e urbanismo, o que só é possível, no nosso entendimento, quando encara-se os problemas na prática da profissão.

Além disso, buscamos clientes dispostos a usufruir da arquitetura contemporânea como uma maneira de qualificar a própria vida. Uma casa, qualquer edifício, nos acompanha durante muitos anos. Nada melhor que ao longo desse tempo tenhamos espaços inteligentes que possam potencializar o trabalho, o lazer e o descanso.

Nosso objetivo como escritório é dar atenção especial a cada cliente, suas necessidades e as características específicas de cada programa, de cada local. Assim é possível fazer uma arquitetura responsável, promovendo as nossas vidas, sem deixar de ter em conta a vida em sociedade.

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar ou Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese English French German Italian Russian Spanish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.