Brasil, 25 de Setembro de 2016
A- A A+

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dicas de como proteger os aparelhos elétricos e eletrônicos em épocas de chuva

Dicas de como proteger os aparelhos elétricos e eletrônicos em épocas de chuva

Dos 3,15 bilhões de raios que golpeiam a Terra durante um ano, 100 milhões deles desabam no Brasil. Com uma intensidade média de 40.000 Ampéres, isto é, cerca de 10.000 vezes maior que a intensidade da corrente que circula nos aparelhos elétricos em nossas residências, essas descargas geralmente causam grandes danos e podem até causar mortes.

Reflexos não fatais, mas não menos importantes da queda de raios na fiação elétrica residencial, são as queimas de aparelhos eletrônicos, como computadores e até mesmo eletrodomésticos como as máquinas de lavar roupas ou mesmo a interrupção de energia elétrica. Embora seja difícil determinar o total dos prejuízos causados pelos raios à sociedade, acredita-se que, só no estado de São Paulo, eles sejam da ordem de centenas de milhões de reais a cada ano. Quando fatais, só no Brasil, cerca de 200 cidadãos morrem, todos os anos, atingidas por esses raios ou descargas elétricas.

É possível proteger sua residência e aparelhos eletrodomésticos das descargas elétricas. Para as novas construções, o processo é simples e requer apenas a instalação de DPS (Dispositivo Protetor de Surtos) da Steck, para as caixas de energia das residências.

Como instalar o DPS - Desenvolvidos para proteger eletrodomésticos contra surtos provocados por descargas atmosféricas, o DPS da Steck pega a tensão e desvia para a terra, impedindo que ela caia na rede elétrica e evitando que os equipamentos queimem. Mas, atenção, para ter esse DPS é necessário um sistema de aterramento. O ideal é que isso seja projetado junto com a construção da casa. Quando não for possível, modificações na rede da casa deverão ser feitas.

E mesmo assim não se trata de um problema que exija muito quebra-quebra. A peça, que é hoje indicada por técnicos e eletricistas como a maneira mais simples e correta de instalar o fio terra em uma residência, pode utilizar um único fio, por eletroduto, interligando vários aparelhos e tomadas.

 

 

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IIMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte.
 www.segs.com.br

Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

voltar ao topo

Compartilhar

Seguir

Sobre nós::

Siga-nos::

Notícias::

Mais Itens::

SEGS NO SEU IDIOMA::
Portuguese Afrikaans Albanian Arabic Armenian Azerbaijani Basque Belarusian Bengali Bosnian Bulgarian Catalan Chinese (Simplified) Chinese (Traditional) Croatian Czech Danish Dutch English Estonian Filipino Finnish French Galician Georgian German Greek Haitian Creole Hebrew Hindi Hungarian Icelandic Indonesian Irish Italian Japanese Khmer Korean Lao Latvian Lithuanian Macedonian Malay Maltese Mongolian Nepali Norwegian Persian Polish Romanian Russian Serbian Slovak Slovenian Somali Spanish Swahili Swedish Thai Turkish Ukrainian Urdu Vietnamese Welsh Yiddish

Ao se cadastrar, você aceita todos os Termos e Condições de Uso do Segs.com.br que consta no rodapé de todas as páginas do SEGS.